8 DICAS ESSENCIAIS PARA ENTENDER COMO FUNCIONA O APARELHO DE AR-CONDICIONADO QUENTE E FRIO

10 minutos para ler

Em tempos de mudanças inesperadas de temperatura no decorrer do dia, muitas pessoas passaram a recorrer aos aparelhos de ar-condicionado para manter o ambiente com um clima agradável, variando a temperatura do ar-condicionado em quente e frio ou utilizando apenas uma delas.

Quer dizer, é possível ter as duas funções, resfriamento e aquecimento, em um único aparelho. Você sabia disso? Pois esse é o caso do ar-condicionado quente e frio, que pode oferecer mais comodidade aos usuários.

Se você ainda não conhece esse tipo de aparelho, este post é para você. Continue a leitura e confira como funciona esse ar-condicionado!

1.Dificuldade de manter uma temperatura agradável

Para quem vive em algumas regiões do país, muitas vezes, manter a casa em uma temperatura agradável é uma tarefa difícil, pois a variação de temperatura é grande.

Em alguns casos, há ainda a questão da alta amplitude térmica diária, quando as temperaturas variam de bem altas para bem frias.

2.Ar-condicionado de ciclo reverso

Conhecido como quente e frio ou como ciclo reverso, esse tipo de aparelho possui uma dupla função, o que permite que seja usado para resfriar e aquecer o ambiente.

Para quem mora em regiões onde as variações de temperatura são comuns, com inverno e verão bem definidos ou com quedas de temperatura durante o dia, esse tipo de ar-condicionado vai ajudar a refrigerar durante o calor e a aquecer durante o inverno.

Confira abaixo como funciona o ar-condicionado quente-frio!

Mecanismo quente e frio

O funcionamento do ar-condicionado que permite as duas funções — quente e frio — é simples, e o seu modo de operar é escolhido pelo controle remoto.

Durante o aquecimento, ele retirará o ar frio do ambiente e o colocará para fora, bombeando o ar quente para dentro. Se a função escolhida for a de refrigeração, ele vai retirar o ar quente do local, trazendo ar frio para o interior do recinto.

Um detalhe muito importante para o bom funcionamento do seu aparelho é manter as saídas de ar da condensadora sempre desbloqueadas, pois isso é o que vai garantir que as trocas de ar sejam realizadas com sucesso.

3.Vantagens do ar-condicionado quente e frio

Uma das vantagens de ter um ar-condicionado quente e frio é que ele ajuda a manter a umidade do ar em um nível adequado, auxiliando você a controlar os problemas que o excesso de umidade pode causar, como bolor, mofo e problemas respiratórios.

Além disso, é fácil encontrar aparelhos com diferentes tipos de aquecimento e de filtros que podem ajudar a sua família nos tratamentos respiratórios.

O interessante de ter esse tipo de aparelho em casa é conseguir suprir a necessidade de possuir um aquecedor. Como você vai ter um equipamento que conta com dupla função, não será necessário comprar dois eletrodomésticos diferentes, reduzindo seus gastos e resolvendo problemas de espaço em casa.

Apesar de o preço desse tipo de aparelho ser um pouco mais caro devido à dupla função, você poderá utilizá-lo durante todas as estações do ano, trazendo mais conforto e praticidade para o seu dia a dia.

Vale ressaltar que é muito vantajoso comprar aparelhos de ar-condicionado com filtro HEPA. Ele é capaz de reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente muito mais seguro para você e sua família.

4.Limpeza do ar-condicionado

O sistema de captação e resfriamento de ar do ambiente contribui para o acúmulo de sujeira e elementos contaminantes. Veja como funciona:

  • o ventilador do ar-condicionado capta o ar do ambiente para ser climatizado (resfriado ou aquecido);
  • o filtro de ar retém parte dos contaminantes e da sujeira — ambos estão presentes no ambiente;
  • em contato com a serpentina, o ar é climatizado. É nesse momento que a umidade presente no interior do aparelho e as sujidades acumuladas formam as condições ideais para que ácaros, lodo e colônias de fungos e bactérias se formem;
  • a água formada durante o processo de climatização é despejada na bandeja. Essa água parada, em conjunto com a sujeira, facilita o desenvolvimento dos contaminantes já citados acima.

Limpar o aparelho periodicamente não só é recomendado como também evita problemas de manutenção e riscos à saúde. Isso porque o aparelho sujo piora a qualidade do ar que você respira por abrigar pó e outras sujidades mencionadas mais abaixo.

Veja quais são os malefícios.

Para a saúde

Sem a limpeza periódica, o aparelho de ar-condicionado traz riscos à saúde. Isso porque ele absorve toda a sujeira presente no ar que será resfriado ou aquecido.

A sujeira pode conter poeira, fumaça de cigarro, poluição externa, ácaros, lodo e micro-organismos invisíveis que provocam doenças — como as bactérias e os fungos —, que encontram dentro do aparelho um local ideal para sobreviver e se proliferar.

As doenças mais comuns causadas por esses micro-organismos são alergias, irritações na pele, garganta e olhos, além de problemas respiratórios. Eles podem até mesmo causar enfermidades mais sérias.

Para o aparelho e o ambiente

A falta de higienização do ar-condicionado pode diminuir a capacidade de refrigeração do aparelho, elevar o consumo de energia em até 30%, reduzir a vida útil do produto e aumentar custos com manutenção corretiva. Realizá-la periodicamente ajuda também a evitar pingos e vazamentos de água, entre outros problemas.

A sujeira acumulada nos filtros de ar reduz o desempenho do aparelho e piora a qualidade do ar que você respira. Além disso, um ar-condicionado que não passa por manutenção pode ter suas peças enferrujadas e corroídas (devido ao excesso de umidade interna), causando uma drástica diminuição de sua utilidade.

5.Periodicidade da limpeza do ar-condicionado

O aparelho deve ser limpo pelo uma vez ao mês, ou a cada dois meses, para garantir o seu perfeito funcionamento e a qualidade do ar que você e sua família respiram. Contudo, ambientes com animais domésticos e cozinhas podem precisar de uma limpeza quinzenal.

O que determina o tempo entre uma limpeza e outra é o local de uso do aparelho. Quem mora em áreas litorâneas deve ficar ainda mais atento à hora certa de realizar a limpeza, pois a corrosão acontece mais rápido, devido à maresia.

Quanto aos filtros HEPA e de carvão ativado, além de serem limpos mensalmente, devem ser substituídos a cada quatro ou cinco meses. Para ajudar você a não se esquecer de realizar a limpeza, alguns modelos possuem um sistema de alerta, então não deixe de conferir o manual do seu aparelho.

6.Procedimento para limpeza do ar-condicionado

Limpeza externa

  • Limpe a parte externa do ar-condicionado de janela e também do split com um pano macio. Se estiver muito sujo, você pode usar um pano úmido. Outra opção é limpar com o aspirador de pó;
  • limpe o controle remoto apenas com um pano seco.

Limpeza interna

Internamente, devem ser limpos e higienizados os filtros comuns, os de carvão ativado e os do tipo HEPA. Mas atenção! Para não danificar o aparelho e seus componentes, essa limpeza deve ser realizada por um técnico especializado e de confiança.

O aparelho é desmontado, e as bandejas, dutos e serpentinas passam por um processo completo de higienização. Para a limpeza, são usados produtos químicos específicos. Em alguns casos, o profissional pode recomendar a substituição de algumas peças.

7.Ar-condicionado split quente e frio

Quando se pensa na escolha do modelo ideal de ar-condicionado, é natural que o split seja uma das opções mais recomendadas. Afinal, trata-se de um dos mais comuns nas residências e em qualquer outro ambiente menor, por oferecer um vantajoso custo-benefício, incluindo fatores como estética agradável, discrição e silêncio no funcionamento.

Porém, para uma escolha acertada do modelo ideal, é indispensável levar em consideração a correta instalação e o local em que o aparelho deve ficar. No caso do split, saiba que ele precisa ser instalado a no mínimo 2,3m do chão e 25cm de qualquer obstáculo.

Além disso, tenha em mente que no processo de instalação dos modelos split é necessário realizar uma pequena reforma para a tubulação, mas qualquer ambiente pode ser contemplado com esse tipo de aparelho.

No caso do split quente e frio, os usuários podem se beneficiar o ano inteiro do conforto proporcionado pelo ar-condicionado, já que ele refrigera e aquece o ambiente em que houve a instalação. Assim, a escolha é indicada especialmente para quem mora em regiões com mudanças frequentes de temperatura.

8.Dicas para escolher o ar-condicionado quente e frio ideal

Conforme mencionado, a escolha do modelo ideal de ar-condicionado varia de acordo com uma série de questões que precisam ser consideradas e reconhecidas. A seguir, você confere as principais delas.

Saiba onde o aparelho será instalado

O ar-condicionado split, por exemplo, exige uma especificação mínima de altura na instalação do aparelho, como vimos. Mas, além disso, é importante avaliar a parede em que ocorrerá a instalação, para entender se é necessário realizar alguma reforma, se o prédio autoriza alterações no imóvel e muito mais. Obter essas respostas previamente auxilia numa escolha mais acertada.

Meça o ambiente onde o aparelha ficará

Da mesma maneira que o split tem uma altura mínima para instalação, outros modelos também precisam que o ambiente onde o aparelho ficará seja medido, para que ele fique bem localizado e seja possível escolher a potência ideal.

 Faça o cálculo dos BTUs necessários

Para que o ar-condicionado garanta o resfriamento e o aquecimento corretos no ambiente onde será instalado, é preciso calcular os BTUs necessários, que vão indicar a potência exigida para a eficiência do aparelho.

Analise o consumo de energia

A fim de que você não se frustre com uma alta taxa de consumo de energia elétrica, é importante ficar de olho no selo Procel, que indica os modelos que mais consomem energia, sendo os A e B os mais econômicos.

Defina o modelo

Após definir e analisar questões técnicas, é importante escolher o modelo mais adequado aos seus desejos e necessidades, entre split, janela e portátil, que são os mais conhecidos.

Como você pôde perceber, existem vários critérios que devem ser considerados ao escolher um ar-condicionado quente e frio. De qualquer forma, optar por esse item, especialmente se você mora em regiões com oscilações de temperatura, pode garantir mais comodidade e um melhor custo-benefício, já que em um único aparelho é possível ter refrigeração e aquecimento.

Gostou do nosso conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos importantes. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

Você também pode gostar

11 thoughts on “8 DICAS ESSENCIAIS PARA ENTENDER COMO FUNCIONA O APARELHO DE AR-CONDICIONADO QUENTE E FRIO

  1. 무료 스핀 보너스는 새로운 플레이어를 유치하고 기존 플레이어들을 유지하는 데 도움이 될 뿐만 아니라, 카지노 사이트의 다양한 슬롯 게임을 소개하고 홍보하는 데도 효과적입니다. 특히 새로운 슬롯 게임을 출시할 때 무료 스핀을 제공하여 플레이어들의 호기심을 자극하고 게임을 무료로 시도해볼 수 있도록 유도합니다.

  2. 무료 스핀 보너스는 플레이어들에게 더 많은 재미와 긴장감을 줄 뿐만 아니라, 실제로 현금을 베팅하지 않고도 카지노 게임을 즐길 수 있는 기회를 제공합니다. 이를 통해 플레이어들은 게임을 더욱 탐험하고, 자신에게 가장 적합한 슬롯 게임을 찾을 수 있게 됩니다.

Average
5 Based On 10

Deixe um comentário