Ar-condicionado ou climatizador evaporativo? Saiba qual escolher

3 minutos para ler

Você pode achar que essa dúvida é só sua, mas ela é muito comum entre os consumidores: devo comprar um ar-condicionado ou climatizador evaporativo? O mais importante de ressaltar é que os dois aparelhos têm funcionamentos diferentes. Apesar de ambos serem usados para refrescar ambientes, as diferenças fazem com que as suas finalidades também sejam distintas.

Por isso, saber quais são as suas necessidades antes de escolher entre um dos dois é fundamental. Com base no que você precisa, será mais fácil identificar qual é o mais indicado. No entanto, além de reconhecer o que muda de um para o outro, é necessário saber as vantagens de cada um.

Acompanhe neste post as diferenças e vantagens para que você escolha o aparelho ideal para refrescar a sua casa no calor.

Quais as diferenças entre ar-condicionado e climatizador evaporativo?

Por mais que os dois equipamentos sejam voltados para manter os ambientes mais resfriados, as suas funções não são as mesmas e a eficiência deles depende do uso correto de cada um. O ar-condicionado é utilizado para deixar o local mais frio, e o seu processo é parecido com o de uma geladeira. Ele trabalha com a compressão do gás refrigerante para que o ar saia frio.

Enquanto isso, o climatizador evaporativo é usado para reduzir a temperatura do ambiente. Porém, diferentemente do que muita gente pensa, ele não é capaz de refrigerar. Na verdade, ele usa uma bomba de água e um ventilador para que o ambiente fique mais úmido e, com isso, a temperatura diminua em até 10°C.

Como escolher entre os dois aparelhos?

Conhecendo um pouco melhor para que serve cada um deles, ficará mais fácil saber por qual dos dois você deve optar. O primeiro destaque vai para o consumo de energia: o climatizador evaporativo consome até 90% menos que o ar-condicionado. Contudo, em locais com o clima quente e úmido, ele não é uma boa alternativa, já que é feito para umidificar o ar e não refresca tanto quanto um refrigerador.

Já para lugares que tem o clima seco e baixa umidade, o climatizador é o ideal. Mas ele também pode ser usado junto com o ar-condicionado. Assim, você garante que a qualidade do ar fique melhor e ainda tenha um ambiente fresco.

Para pessoas com problemas respiratórios, o ar ressacado é muito prejudicial. O ar poluído que não é filtrado com eficiência aumenta as chances de problemas de saúde. Por isso, manter a manutenção em dia em ambos os aparelhos é essencial.

Em quais ambientes instalar cada um dos equipamentos?

O climatizador evaporativo precisa de uma janela aberta para fazer a mudança de ar, tirando o ar quente e com poluição e substituindo por um mais limpo. Portanto, é mais indicado para lugares que possam ficar abertos.

Já o ar-condicionado, para funcionar adequadamente, precisa de espaços bem vedados para manter a temperatura. Nesse caso, em locais com alto fluxo de pessoas, manter o lugar resfriado é mais difícil.

Levando em consideração as vantagens de cada um e as suas necessidades, será mais simples decidir se você adquire um ar-condicionado ou climatizador evaporador. Quando escolher, saiba que a A. Dias oferece os melhores aparelhos do mercado!

Fale conosco se você precisa de ajuda para saber qual dos equipamentos é o melhor para você!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário