Ar-condicionado no quarto dos bebês: o que eu preciso saber?

4 minutos para ler

O ar-condicionado há muito deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade em um país que registra temperaturas altas durante todo o ano. Os aparelhos mais modernos, compactos e silenciosos invadiram casas, escritórios, escolas e atualmente até mesmo hospitais contam com essa inovação em suas salas de consulta e UTIs.

Na maternidade, por exemplo, é comum que o quarto que a mamãe divide com seu recém-nascido esteja equipado com um ar-condicionado para manter a temperatura estável e o ar purificado.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm receio de instalar ar-condicionado no quarto dos bebês. Por isso, hoje vamos esclarecer o mito de que o aparelho faz mal para os pequenos e entender como ele pode ser usado sem prejudicar a saúde dos moradores da casa. Acompanhe!

Afinal, posso colocar ar-condicionado no quarto dos bebês?

A não ser em casos específicos indicados pelo pediatra, o uso do ar-condicionado no quarto de bebês e crianças é absolutamente permitido.

Em comparação com o ventilador, o aparelho sai na frente com vantagem: enquanto que o primeiro espalha a poeira sem resfriar adequadamente o ambiente, o ar-condicionado traz mais conforto nos dias mais quentes e ajuda a manter o corpo da criança em uma temperatura estável, prevenindo doenças e desconforto na hora de dormir ou brincar.

Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?

Não existe uma medida ideal para regular a temperatura do ar-condicionado, visto que isso depende da estação do ano e do clima de cada região. O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.

Quais as vantagens de utilizar ar-condicionado no quarto dos bebês?

Além de espantar o calor e refrescar o ambiente, o ar-condicionado pode prevenir alergias e infecções respiratórias: os aparelhos modernos usam tecnologias avançadas para filtrar partículas presentes no ar, como fungos e bactérias.

Porém, é preciso limpar o filtro do equipamento regularmente, de acordo com as instruções do fabricante.

O que significa “tecnologia wind free”?

Um grande diferencial de alguns aparelhos de ar-condicionado no mercado é a tecnologia wind free (“sem vento”). Nesses equipamentos, o sistema de refrigeração economiza energia e resfria sem apresentar fluxo de ar direto.

Ele funciona em duas etapas: num primeiro momento, a temperatura é controlada por meio do resfriamento rápido, e em seguida o aparelho entra no modo wind free, mantendo o ambiente fresco sem criar corrente de ar.

Que cuidados os pais devem tomar com o ar-condicionado no quarto dos bebês?

Além de realizar manutenções de rotina e limpezas frequentes no aparelho, os pais devem tomar alguns cuidados ao instalar ar-condicionado no quarto de recém-nascidos, bebês e crianças pequenas:

  • o equipamento não deve permanecer ligado durante toda a noite;
  • durante o uso, o bebê deve usar roupas leves, mas que protejam da temperatura mais baixa;
  • o aparelho deve ser instalado na parede contrária ao berço;
  • sempre que possível, o uso do aparelho deve ser combinado ao uso do umidificador;
  • na hora de trocar o bebê ou dar banho, o equipamento deve ser desligado;
  • pelo menos uma vez por dia, o ar-condicionado deve ser desligado e as porta e janelas devem ser abertas para permitir a renovação do ar.

Ao contrário do que muitos pais e mães pensam, os bebês estão muito mais sujeitos a desconforto e doenças por conta do calor do que pelo resfriamento do ar-condicionado. É por isso que muitos pediatras indicam o uso do aparelho desde os primeiros meses de vida do bebê, sempre tomando os devidos cuidados.

Dessa forma, a família inteira desfruta de uma casa fresca e confortável, e as crianças se tornam fãs do ar-condicionado desde pequenas!

E você, já instalou ar-condicionado no quarto dos bebês? Tem alguma dica para os pais que ainda têm receio de usar o aparelho? Deixe seu comentário!

[uam_ad id=”2152″]

ar condicionado lg
Você também pode gostar

8 thoughts on “Ar-condicionado no quarto dos bebês: o que eu preciso saber?

  1. Dica se usar umidificador.colicar longe do apareljo de ac, coloquei muito próximo e meu ar condicionado criou fungos, ficou fedido e nojento, tive que antecipar a limpeza especializada de rotina.

  2. 676627 660696Hey really good weblog!! Man .. Beautiful .. Incredible .. I will bookmark your web site and take the feeds alsoIm satisfied to seek out numerous useful info here inside the post, we require develop more techniques on this regard, thanks for sharing. 178015

    1. Olá, Caroline!

      O recomendável é que ligue o ar antes dele ir deitar e desligar quando for a hora do bebê dormir para ficar em uma temperatura agradável. Caso deseje ficar com o ar ligado, é necessário que use um umidificador para que o ar não fique muito ressecado.

Deixe um comentário