Quais os benefícios e como utilizar o ar-condicionado no clima seco?

4 minutos para ler

Garganta irritada, olhos secos, dificuldade para respirar e outros sintomas são sinais de que a umidade relativa está baixa e que é preciso tomar alguns cuidados. Quando isso ocorre, é comum que uma das acusações seja direcionada ao ar-condicionado no clima seco, mas nem sempre ele é o vilão da história.

Os efeitos nocivos quando o ar está seco são sentidos e eles não apenas incomodam, mas podem ser prejudiciais à saúde. As mucosas ressecadas causam espirros, coriza e até sangramentos. Mas para driblar essas dificuldades, o principal alvo não é o ar-condicionado, mas sim a qualidade do ar. O uso correto do aparelho pode, inclusive, até amenizar as consequências do clima seco.

Para saber como isso é possível, aprenda como utilizar o ar-condicionado da maneira correta quando o clima estiver seco!

Utilize o aparelho junto com o umidificador

Combinar o uso do ar-condicionado para resfriar o ambiente em conjunto com um umidificador é o ideal para não sofrer nesses momentos. A baixa umidade relativa exige um equipamento que torne o ar mais respirável e, para isso, o umidificador é o aparelho certo. Para manter o conforto, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a umidade fique acima dos 60%.

A seca afeta muito ambientes internos também e, para evitar os problemas que ela traz sem ter que abrir mão do ar-condicionado, o umidificador é a grande salvação nesses dias. Além de garantir o conforto, a qualidade do ar fica mais elevada e evita problemas de saúde que o clima seco provoca.

Mantenha o filtro do equipamento limpo

Não basta o ar estar mais seco e incômodo, a poluição é outra grande vilã que se mostra ainda mais agressiva nesses dias. Os poluentes dispersos entram nas vias nasais e podem causar danos, desencadeando crises alérgicas e outras doenças respiratórias. A maneira mais viável, além do uso do umidificador, é manter os filtros dos aparelhos sempre bem limpos e higienizados.

Quando não estão totalmente limpos, fica ainda mais difícil fazer a purificação do ar, o que não impede que os poluentes entrem no ambiente. Por isso, é preciso fazer a limpeza regularmente e mantê-la em dia. Assim, você consegue manter fungos e bactérias bem longe e não deixa o ar-condicionado espalhar o ar com possível contaminação pelo ambiente.

Saiba a temperatura ideal do ar-condicionado no clima seco

Quando a temperatura de um cômodo tem que ser definida por diversas pessoas é comum que ocorram divergências. Contudo, o ambiente deve ser agradável para todos os que estejam presentes — nem muito frio, nem quente demais. Mas, para definir o que ficará confortável, o mais importante é deixar a temperatura média para todos.

Outro ponto essencial é não deixar a temperatura baixa demais, principalmente nos dias quentes, pois o risco de choque térmico é maior. Portanto, o consenso ainda é a maneira ideal para que todos se beneficiem do uso do aparelho.

Além das dicas sobre o uso do ar-condicionado no clima seco, é preciso lembrar que a manutenção preventiva também é fundamental para que o equipamento funcione corretamente e deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Os benefícios refletirão na saúde e o aparelho terá uma vida útil maior. Com esses cuidados fica mais fácil manter-se saudável, até mesmo nos dias mais secos do ano.

Se você gostou das dicas e quer entender mais sobre o assunto, confira mais um de nossos posts e descubra se vale a pena comprar um umidificador de ar!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário