Ar-condicionado na cozinha: risco ou benefício? – A.Dias

set 08

Ar-condicionado na cozinha: risco ou benefício?

Não sabe como um ar-condicionado na cozinha pode ajudá-lo? Então confira agora todos os benefícios que listamos para você.

À primeira vista, pode parecer muito estranho utilizar um ar-condicionado na cozinha. Mas, depois de prestar um pouco mais de atenção, você passa a entender como a utilização desse aparelho dentro da sua cozinha pode ser benéfica.

Não sabe como o ar-condicionado pode ajudar na sua cozinha? Então confira agora todos os benefícios que listamos para você.

Por que ter um ar-condicionado na cozinha?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a cozinha precisa de uma ventilação apropriada, principalmente por ser um cômodo que comporta temperaturas mais altas devido à utilização do fogão e do forno.

A ventilação adequada ajuda no processo de troca de ar, fazendo com que os odores não fiquem impregnados no ambiente. Além disso, com a temperatura estabilizada, o tempo de deterioração dos alimentos diminui.

Além disso, outro benefício da utilização do ar-condicionado na cozinha é a diminuição dos riscos de contaminação, uma vez que o aparelho de ar-condicionado faz a troca constante do ar. Atualmente, já existem no mercado alguns modelos com filtros de alta tecnologia que são capazes de eliminar vírus e bactérias do ar.

O tamanho da cozinha importa?

Para garantir que a climatização do ambiente seja um verdadeiro sucesso, é importante definir alguns detalhes importantes de antemão. Procure um profissional especializado para identificar qual é o melhor modelo ou a potência ideal para o tamanho da sua cozinha. Assim, você evita desperdiçar dinheiro com um produto que não atenda suas necessidades.

Como usar o ar-condicionado na cozinha?

Agora que você viu os principais motivos para instalar um ar-condicionado na cozinha, vamos listar algumas dicas para você aproveitar ao máximo a utilização do aparelho:

 Ligue o ar antes de cozinhar

Para garantir a refrigeração adequada, o ideal é ligar o aparelho antes de começar a cozinhar – cerca de 30 ou 40 minutos antes – a uma temperatura baixa, entre 18 ° e 21 °.

 Aumente a temperatura na hora da refeição

Em dias muito quentes, você pode ligar o aparelho novamente após terminar o preparo dos alimentos, enquanto reúne a família ou amigos na cozinha para comer – se essa for uma prática na sua casa. Mantendo a temperatura por volta de 24°, os alimentos não esfriarão rápido e todos se sentirão bem no ambiente. Nos dias de inverno, é possível utilizar o modo quente (se o aparelho possuir essa função), já que os pisos e azulejos potencializam a sensação de frio.

Vale ressaltar ainda que instalar um ar-condicionado na cozinha é menos incomum do podemos imaginar. Afinal, muitas casas não possuem ventilação adequada nesse ambiente, o que faz com que os aparelhos de ar-condicionado se tornem verdadeiros aliados.

Se a sua casa possui uma cozinha estilo americana, a utilização do ar-condicionado pode ser ainda melhor, pois vai deixar os dois ambientes muito mais agradáveis!

E você, já se convenceu de que ter um ar-condicionado na cozinha é uma boa ideia? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e divida conosco a sua experiência!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

 

Posts Relacionados

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Vania Barbosa on 23 de agosto de 2017 at 00:00
    • Responder

    Colocamos ar-condicionado na cozinha e estamos amando… recomendo a todos que coloquem… As dicas acima nos ajudaram muito na escolha… obrigada!

    1. Bom dia, Vania!
      Tudo bem?

      Agradecemos o elogio!
      Ficamos muito felizes em saber que ajudamos na sua escolha. 😉

      Att,
      A.Dias Ar Condicionado

    • vera on 17 de outubro de 2018 at 19:15
    • Responder

    O ar na cozinha de uma pastelaria esfriaria o óleo? Atrapalharia o procedimento de fritura do pastel?

    1. Bom Dia Vera, Não atrapalharia não. Para ajudar no raciocínio e só pensar em um dia de bastante frio a temperatura do óleo continuará a mesma. Só sugerimos se atentar na manutenção.
      Depois da instalação, realizar a 1° com 30 dias e avaliar as condições do aparelho.

  1. Perfeito, muito bom! Em cozinhas industriais também é indispensável o uso do ar condicionado, pois além de diminuir a temperatura do ambiente fazendo renovações de ar constante, e evitando contaminação,
    os colaboradores agradecem quando trabalham em um ambiente assim, e rendem muito mais!

    1. Olá Israel, agradecemos pela sua contribuição; Obrigado por acompanhar nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.