Ar-condicionado modelo janela é bom para ambientes pequenos? – A.Dias

ago 22

Ar-condicionado modelo janela é bom para ambientes pequenos?

elgin-janela-18O ar-condicionado vem ocupando espaço na lista dos aparelhos mais úteis dentro de uma casa, pois é o responsável por proporcionar mais conforto aos ambientes. Entre os modelos mais populares do mercado, está o ar-condicionado modelo janela.

Mas você sabe quando o modelo janela é a melhor opção? Quer entender de vez se é possível utilizar esse aparelho em espaços pequenos? Nós te contamos no post de hoje!

Quais são os ambientes ideais para o ar-condicionado modelo janela?

Certamente você já ouviu falar da relação entre a potência (os famosos BTUs) do ar-condicionado e o espaço dos cômodos. Essa relação diz o seguinte: quanto maior o espaço, maior deverá ser a potência do aparelho, aumentando sua capacidade.

O modelo janela — chamado também de janeleiro — geralmente possui potências mais baixas, o que o torna ideal para ambientes menores. Dessa forma, o aparelho tem capacidade para trabalhar com eficiência, mas sem gerar aumento excessivo no consumo de energia (o que acontece quando é feita a instalação de um modelo de baixa potência em um ambiente grande).

Além disso, esse é o modelo certo para quem busca uma solução mais rápida, visto que a instalação não costuma demorar tanto quanto a de um split, por exemplo.

Quais são os pontos positivos?

Compacto, esse modelo possui condensadora, compressor e evaporadora em um mesmo gabinete, ou seja, é tudo integrado.

Tal característica é uma vantagem, especialmente para quem tem pouco espaço ou possui restrições de instalação (especialmente quem mora em prédios e não pode prejudicar a fachada com modelos grandes).

Outra vantagem é o preço. Em relação aos outros modelos, tanto o preço de compra quanto o de instalação é mais baixo. Contudo, embora mais simples — o que justifica o custo reduzido —, não é qualquer pessoa que está apta a realizar a instalação. É preciso cuidado na hora de colocar o aparelho na parede!

O que é preciso para ter o modelo janela?

A instalação exige um buraco na parede, onde o aparelho será fixado. Portanto, é preciso que ela já tenha esse espaço — ou então que seja possível tal abertura.

Outro fator importante é a presença de uma tomada próxima ao local de instalação, visto que geralmente os aparelhos possuem cabos curtos.

Além disso, é importante salientar que embora a instalação seja mais simples se comparada ao modelo split, apenas um técnico especializado será capaz de fazê-la de forma adequada. Afinal, existem alguns segredos, como a altura em que o aparelho deve ser posicionado em relação ao solo.

O ar-condicionado é um dos melhores aparelhos quando o assunto é ter conforto dentro de casa. Aquecer, ventilar, resfriar, desumidificar. Não importa a função escolhida, o resultado sempre será um ambiente mais confortável e com maior qualidade de vida.

Embora apareçam muitos modelos novos no mercado, o ar-condicionado modelo janela é, há muito tempo, um dos mais utilizados e apresenta vantagens especialmente para quem tem pouco espaço e deseja um custo de manutenção reduzido.

E você, o que acha do ar-condicionado modelo janela? Já tinha pensado em todas as vantagens que ele possui? Deixe o seu comentário no post e compartilhe a sua opinião com a gente!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.