Como escolher o ar-condicionado mais econômico?

Homem branco vestido com roupas casuais e sentado em sofá bege, com as mãos atrás da cabeça em posição relaxada. Ao funfo, uma parede de tijolos aparentes brancos, estantes pretas com peças decorativas e um aparelho ar-condicionado instalado.
3 minutos para ler

Para ter um cômodo fresco e escapar do calor, sem levar um susto com a conta de energia, é preciso escolher um ar-condicionado mais econômico. O problema é que, com tantos modelos no mercado, como avaliar isso de maneira correta?

Por isso, é preciso considerar algumas características do produto, que devem ser observadas antes da compra. Afinal de contas, ao lado de geladeiras, chuveiros, aquecedores, o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia.

Entretanto, é possível ter um que deixará quarto, sala ou escritório gelado, evitando gastar muito no fim do mês. Vamos dar umas dicas para escolher a melhor opção!

Como escolher o ar-condicionado mais econômico?

A primeira dica é verificar no Inmetro, órgão do governo que faz a análise de desempenho e segurança dos produtos. O instituto tem uma lista de aparelhos, o que traz segurança e facilita a vida na hora de escolher.

Mas aí você pode pensar: Ok, mas o que analisar nas características do aparelho para ver se é econômico? Confira as dicas as seguir, para ter um caminho seguro para economizar!

Tamanho certo

Em primeiro lugar, analise o tamanho do cômodo que será refrigerado, para depois buscar o ar-condicionado. Um aparelho muito potente para um espaço pequeno consome mais energia, enquanto um menor trabalhará mais — e gastará mais energia — para atingir a temperatura desejada. Assim, você verá qual BTU, que é a medida que quantifica a capacidade de resfriamento do aparelho, é ideal. Existem medidas de 7 mil até mais de 50 mil.

Tecnologia inverter

Ar-condicionado com esta tecnologia é mais eficiente em termos de consumo de energia. Isso acontece porque o aparelho ajusta a velocidade do compressor conforme a necessidade, ao contrário de ligar e desligar constantemente. Eles podem economizar a partir de 40% de energia. O ar-condicionado Inverter TCL de 9000 BTUS, por exemplo, refrigera até 50% mais rápido e é 75% mais econômico do que um convencional.

Eficiência energética

Uma terceira dica importante é sempre verificar a classificação de eficiência energética do aparelho. Procure pelo selo Procel, que indica o quão eficiente é o eletrodoméstico. A classificação é por letras, então “A” mostra os mais econômicos. Aliás, alguns aparelhos, como o inverter da Elgin, tem o selo ouro, garantindo mais economia.

Marca do aparelho

Quando pensamos em economia, não devemos focar apenas na conta de luz. Afinal, um aparelho que sempre dá manutenção terá o seu gasto. É essencial comprar um de marca confiável, conhecida e que tenha uma boa garantia de fábrica. Com isso, você evitará problemas técnicos, defeitos e gastos com conserto. A Midea, por exemplo, chega a dar 10 anos de garantia no compressor!

Escolher um ar-condicionado mais econômico é uma tarefa difícil por existir uma diversidade de opções, tamanhos e preços. Entretanto, com essas dicas, ficará fácil avaliar o modelo que você for escolher.

Aliás, se você busca por aparelhos econômicos e com ótimos preços, entre em nosso site e confira as marcas que trabalhamos. E, se tiver dúvidas, entre em contato conosco, por meio de um de nossos canais de atendimento!

Você também pode gostar

Deixe um comentário