Split ou janela? Veja qual o ar-condicionado mais econômico

4 minutos para ler

Se você está pesquisando sobre aparelho de ar-condicionado mais econômico, veio ao lugar certo. Neste texto vamos explicar as principais diferenças entre um aparelho split e o de janela, além de mostrar qual deles pode fazer diferença na sua conta de luz.

Vamos mostrar que tecnologias ajudam na economia, a importância do selo Procel A e funções que reduzem o consumo às quais você tem a condição de recorrer.

Tudo para você fazer uma compra segura, consciente e que não vai dar sustos na sua conta de luz. Continue lendo e aprenda já!

Entenda a importância de economizar

Um modelo bonito, que atende sua família e ajuda a refrescar o ambiente. Mas e a economia, como fica? Para ajudar a responder essa pergunta, vamos analisar os aparelhos split e o de janela por algumas funções capazes de estimular que sua conta de luz se torne mais barata.

Afinal, não adianta economizar na compra do item ou na sua instalação e continuar perdendo dinheiro a longo prazo com o consumo de energia elétrica. 

Saiba qual o ar-condicionado mais econômico

Veja agora que tecnologias são comuns aos aparelhos split e de janela e de que modo elas influenciam ou não nos gastos com eletricidade. 

Modelo de janela

Mais antigos, modelos de ar-condicionado de janela costumam ser apreciados pelo preço acessível e fácil instalação. Eles não costumam estar tão associados à economia de energia pois têm menor capacidade de refrigeração (não ultrapassam os 30 mil BTUs para ambientes grandes) e possuem menos recursos tecnológicos e funções disponíveis, como a inverter e a sleep, que diminuem o consumo.

Alguns modelos já apresentam controle remoto e timer – o que força o desligamento do aparelho a partir de dado momento -, e também vêm com o selo Procel A de eficiência energética. Essa certificação atesta a eficiência energética indicando aparelhos com o consumo mais alto ou mais baixo. Vai de A à E, sendo o selo A o de consumo menor, e o selo E o maior.

Modelo split

Além do design moderno e de ocupar menos espaço, o modelo split é mais avançado tecnologicamente falando e têm mais funções disponíveis, como timer, modo sleep – que reduz a potência ou desliga o aparelho automaticamente -, e a tecnologia inverter.

A inverter é um mecanismo que controla a velocidade de compressão do aparelho, o que diminui o consumo de energia sem desligar o ar, ajudando a manter a temperatura do ambiente por mais tempo. A tecnologia inverter pode gerar uma economia de até 60% na conta de luz.

Faça a melhor escolha

É claro que alguns outros fatores podem entrar na balança na hora de escolher um aparelho de ar-condicionado. A instalação de um split requer a colocação de uma condensadora na parte externa, e nem sempre alguns prédios autorizam a mudança na fachada para esse tipo de obra.

A manutenção dos aparelhos também costuma ter preço diferente, sendo a do split a mais cara, o que é capaz de influenciar na sua decisão. 

Como vimos, muitos fatores pesam na hora de escolher um ar-condicionado mais econômico. Se a intenção é não tomar susto na conta de luz, você deve optar por um aparelho que gele o seu ambiente adequadamente, com potência recomendada para o seu espaço, que tenha o Selo Procel A de economia de consumo elétrico e funções que diminuam o consumo, como a sleep e a inverter.

Em geral, esses itens estão presentes no aparelho split, que é mais caro mas tem manutenção e instalação mais custosa. Agora cabe a você decidir se vale gastar mais agora e economizar depois ou o contrário.

Agora que já sabe tudo sobre ar-condicionado mais econômico, que tal deixar o seu comentário abaixo a respeito desse texto? Aproveite e acesse nosso site para ver as melhores ofertas para você!

Você também pode gostar

8 thoughts on “Split ou janela? Veja qual o ar-condicionado mais econômico

  1. Superb website you have here but I was curious about if you knew of
    any message boards that cover the same topics discussed here?
    I’d really love to be a part of online community where
    I can get suggestions from other experienced individuals that share the same interest.
    If you have any suggestions, please let me know. Thanks!

  2. I’m now not certain where you are getting your information, but good
    topic. I must spend a while studying more or understanding more.
    Thank you for magnificent info I was on the lookout for this information for my mission.

Average
5 Based On 8

Deixe um comentário