Ar-condicionado e Covid-19: entenda os cuidados necessários

3 minutos para ler

O ar-condicionado já faz parte do nosso dia a dia, por isso, sabemos que devemos ter alguns cuidados na higienização para evitar que fungos, bactérias e microrganismos se instalem e prejudiquem nossa saúde.

Em tempos de pandemia, o ar-condicionado e a Covid-19 têm uma relação, pois o vírus que desencadeia esta doença respiratória pode se propagar melhor quando não é feita a limpeza do aparelho. Então, o ideal é redobrar o cuidado neste momento.

Neste post, vamos apresentar todos os detalhes necessários para uma higienização correta do ar-condicionado. Confira!

Como deve ser feita a higienização?

O ar-condicionado pode ser o veículo que transporta o vírus para o ambiente, por isso, além de higienizar a tampa e a bobina, é necessário fazer a limpeza correta do filtro.

Primeiro você deve desconectar o aparelho, tirar a o filtro e a tampa da frente. Depois disso, faça a limpeza do filtro com água, use produtos específicos para as bobinas e limpe as lâminas da ventoinha.

Após todo esse processo, coloque o filtro no lugar e feche com a tampa. Aguarde pelo menos 10 minutos para ligar o ar-condicionado novamente.

Se você for fazer a limpeza pessoalmente, não se esqueça de usar os equipamentos de proteção, como óculos e máscara, mas sempre recomendamos a contratação de um profissional especializado, ainda mais em tempos de Covid-19, para evitar a contaminação.

Além da limpeza, o profissional pode fazer a manutenção, que é essencial para o bom funcionamento do seu ar-condicionado, confira em nosso site os serviços que oferecemos.

Qual a frequência ideal da higienização e da manutenção?

Aconselha-se fazer a manutenção do aparelho uma vez a cada seis meses, para que seja garantida a eficiência dele.

Sobre a higienização do filtro, depende do tempo em que o ar-condicionado fica ligado. Se você trabalha em um ambiente em que o aparelho é necessário o tempo todo, o filtro deve ser limpo a cada 15 dias ou mensalmente.

Por outro lado, o ar-condicionado que é pouco usado também deve ser limpo, mas o período entre uma higienização e outra pode ser maior. O importante é não se esquecer de fazer a limpeza e a manutenção, independentemente se o aparelho estiver ou não muito tempo desligado.

Como proceder em diferentes tipos e tamanhos de ambientes?

Em ambientes residenciais, o ideal é fazer a manutenção e higienização antes de utilizar o aparelho novamente, sempre verificar todos os detalhes para evitar contaminação do ambiente.

Em ambientes maiores, como espaços comerciais e hospitalares, bem como empresas, escolas e supermercados, existe uma regulamentação que deve ser cumprida. Esta regulamentação está ligada à manutenção e limpeza periódica dos sistemas de ar-condicionado.

Esses cuidados devem ser realizados conforme as condições e parâmetros estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Lembramos que o ideal é escolher um ar-condicionado que tenha filtro antibacteriano para ter o ar do ambiente livre de quaisquer microrganismos. A Elgin Eco tem um aparelho de ar-condicionado que é a opção ideal, pois o filtro antibacteriano do produto elimina até 99% de vírus, bactérias e ácaros, bichinhos indesejados e prejudiciais a nossa saúde.

Interessou-se em saber sobre a relação entre o ar-condicionado e a Covid-19? Assine nossa newsletter para receber mais informativos como este!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário