Ar condicionado e climatizador: Quais as diferenças? – A.Dias

jul 05

Ar condicionado e climatizador: Quais as diferenças?

Ar condicionado e climatizador: Você sabe as diferenças e vantagens entre ar-condicionado e climatizador? Entenda melhor sobre a função de cada um!

No alto verão ou no inverno, quando as temperaturas ficam extremas, as pessoas começam a procurar opções para deixar os ambientes com um clima mais ameno — tanto mais frio quanto mais quente.

Nesse contexto, o ar condicionado já é um aparelho bem conhecido e presente em muitas casas e empresas para aliviar o calor no nosso país tropical. E o climatizador surgiu com uma proposta parecida. Entretanto, diferente do que muita gente pensa, esses equipamentos não funcionam da mesma forma.

Para fazer a escolha certa, confira neste post quais são as diferenças entre ar condicionado e climatizador:

O climatizador

O climatizador funciona como uma espécie de ventilador, porém, ele possui um reservatório de água. Quando em funcionamento, ele envia para o ambiente gotículas de água evaporadas, baixando a temperatura do local.

Além de refrescar, o objetivo do climatizador é melhorar a qualidade do ar de um ambiente. Portanto, é uma excelente opção para quem tem problemas respiratórios ou quem sente muito desconforto com as mudanças no clima.

Como esse equipamento trabalha para melhorar a umidade do ar, seu uso é indicado em cidades e locais com clima mais seco, como o centro-sul do país. Contudo, ele não é uma boa opção para cidades com clima muito quente e úmido, uma vez que não é totalmente eficaz para resfriar o ar.

O climatizador de ar é ideal para espaços pequenos, e uma vantagem é que você não precisa fechar o cômodo completamente para usá-lo. Ele é leve e portátil, podendo ser usado em qualquer lugar. Outro benefício é que consome muito menos energia do que o ar condicionado e é ecologicamente correto.

O ar condicionado

O ar condicionado é imbatível quando o quesito é aliviar o calor e é muito rápido e eficiente nessa tarefa, pois tem um sistema que possibilita a troca do ar quente pelo refrigerado.

Esse equipamento é capaz de resfriar desde ambientes pequenos até espaços bem maiores, mas, para fazer uma boa escolha, fique atento à potência do aparelho (medida em BTUs) —para cômodos pequenos, um aparelho de até 9.000 BTUs é suficiente. Uma ótima vantagem é a possibilidade de controlar a temperatura, uma vez que possui um termostato que permite um ajuste preciso.

Além do ar condicionado convencional, o modelo de parede ou split tem design compacto e é bem mais econômico. Esses modelos apresentam também recursos mais modernos, como filtros que eliminam ácaros e fungos. Entretanto, sua instalação é trabalhosa e pode sair um pouco custosa.

Como escolher entre ar condicionado e climatizador?

Ambos são aparelhos distintos e apresentam vantagens e desvantagens. Climatizadores conseguem reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ar (especialmente em relação à umidade), porém não conseguem resfriar um ambiente de forma tão potente quanto um ar condicionado. Em contrapartida, estes ressecam um pouco o ar e necessitam de um ambiente totalmente isolado para funcionarem bem.

Com as informações certas, você vai poder fazer escolhas mais inteligentes e assegurar que sua casa e escritório vão ficar com um clima sempre agradável, seja com um ar condicionado ou com um climatizador! Quer saber mais sobre isso ou tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!

Gostou do nosso artigo e quer ficar ainda mais informado sobre aparelhos de ar-condicionado? Então que tal nos seguir nas redes sociais e descobrir muito mais sobre isso. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Google Plus.botao_infografico

Posts Relacionados

1 comentário

    • Edmilson on 6 de julho de 2016 at 19:15
    • Responder

    Ótimo texto!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.