Afinal, o que fazer quando o ar-condicionado está congelando?

4 minutos para ler

No calor, é ótimo ter a casa fresquinha e confortável com um ar-condicionado. E quando a temperatura parece não ficar fresca, ou, pior, o aparelho começa a “cuspir gelo”? Sabia que pode ser sinal de ar-condicionado congelando? Esse problema é mais comum do que você pensa e ocorre por diversos fatores. 

Confira, neste artigo, o que pode causar esse congelamento. Veja também como resolver essa situação e preservar o seu aparelho. Boa leitura! 

Por que o ar-condicionado congela? 

Às vezes, é difícil perceber quando o problema é o ar-condicionado congelando. Isso porque a fase de “cuspir gelo” já é bem mais avançada. Por isso, se você não perceber que o aparelho não está gelando ou abrir a peça para descobrir camadas de gelo, pode realmente pôr em risco o seu ar-condicionado. Mas, afinal, por que ele congela?

Isso acontece porque o sistema de refrigeração está sendo afetado por algum fator. Essa situação faz com que o ar não circule como deveria, podendo causar retenção da umidade e formação de gelo. Entretanto, muitas vezes, a questão é fácil de resolver e é, de fato, um problema comum. Sendo assim, é importante ter atenção aos diversos fatores que fazem o ar-condicionado congelar e procurar resolvê-los para não prejudicar o aparelho. 

O que fazer com o ar-condicionado congelando? 

Se você mora em um local muito frio, esse pode ser o motivo do ar-condicionado congelando. Afinal, geralmente, os aparelhos não são feitos para trabalhar abaixo dos 15°C. Mas, se você está em uma localidade quente, a causa pode ser outra. Por isso, é preciso tomar algumas providências. 

Faça uma limpeza 

A limpeza do ar-condicionado é essencial. Afinal, poeira, mofo e sujeira em geral podem interromper a correta circulação de ar. O resultado é que o ar frio fica preso, levando ao congelamento. Por isso, é sempre importante seguir as instruções e limpar o aparelho com a frequência recomendada. 

Configure o termostato direito 

O termostato é um instrumento que regula a temperatura. Ou seja, controla o aparelho para que funcione apenas entre a faixa mínima e máxima preestabelecida. No caso do ar-condicionado, quando você usa a configuração mínima frequentemente, ele pode ficar sobrecarregado. Assim, não vai resfriar direito, levando ao congelamento das peças. 

Escolha o modelo certo 

Além de optar pelo modelo que você mais gosta, é preciso ter atenção a um item fundamental: a potência do ar-condicionado. Ou seja, você deve levar em consideração o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas e, também, a frequência de uso do aparelho. 

Dessa forma, para descobrir qual aparelho comprar, calcule quantos BTUs você necessita. Isso é extremamente importante porque, se a potência for insuficiente, você vai acabar com um aparelho ineficaz. Já, se comprar uma alta potência para um espaço pequeno, pode acabar com o aparelho congelado. 

Saiba como instalar 

Pode parecer óbvio, mas instalar corretamente o seu aparelho é fundamental. Isso porque qualquer peça desnivelada ou equipamento colocado de forma incorreta pode levar a problemas, como o congelamento. Por isso, é essencial contar com ajuda profissional. 

Ar-condicionado congelando pode passar despercebido. Porém, esse problema pode ser fácil de ser resolvido. Além de seguir as dicas que citamos, é imprescindível realizar a manutenção regular. Assim, você confere o correto funcionamento, faz a limpeza frequente e evita questões como o congelamento. Dessa forma, você não compromete o funcionamento do seu aparelho e, consequentemente, a sua vida útil. 

Quer saber como essa manutenção preventiva funciona e por que é tão importante? Descubra aqui

ar condicionado lg
Você também pode gostar

Deixe um comentário