Ar-condicionado vs. Climatizador vs. Umidificador: entenda as diferenças! – A.Dias

nov 29

Ar-condicionado vs. Climatizador vs. Umidificador: entenda as diferenças!

ar-condicionado climatizador umidificador: Entenda qual a diferença entre cada um desses equipamentos e qual se encaixa melhor a sua necessidade!

Calor, calor e mais calor: o verão ainda nem chegou, mas as altas temperaturas já estão incomodando muita gente, inclusive dentro de casa! E nada é mais incômodo do que um ambiente quente e desconfortável, especialmente quando você quer descansar.

Nessas horas, sempre vem aquela vontade de comprar um aparelho que ajude a refrescar o seu lar, mas qual escolher: ar-condicionado, climatizador ou umidificador?

Cada aparelho possui características e funções distintas e, às vezes, fica difícil se decidir sobre qual é o mais indicado para as suas necessidades. Por isso, montamos um guia rápido para que você possa sanar todas as suas dúvidas e entender as diferenças de cada um. Confira!

Ar-condicionado

Ele é o aparelho mais popular quando se trata de refrescar o ambiente e, entre os três aqui abordados, é o que mais se adapta a qualquer situação climática. Age captando o ar externo, refrigerando-o e, em seguida, substituindo o ar quente do cômodo por ele.

Por meio do seu termostato, ele permite que você possa controlar com precisão a temperatura que deseja para o ambiente. Os modelos mais comuns são o de janela e o split, que é mais potente e indicado para áreas maiores.

Porém, nem sempre o ar-condicionado pode ser a melhor opção para você, já que não umidifica o ar, possui uma instalação um pouco mais trabalhosa e consome muito mais energia que o climatizador e o umidificador.

Climatizador

A função do climatizador, como o próprio nome já sugere, é climatizar o ambiente. O processo ocorre de forma bem simples: ele funciona como um ventilador com reservatório de água que, por meio da evaporação desta e da circulação do ar, reduz a temperatura do ambiente.

Você o encontra basicamente em dois modelos: os portáteis e os de parede, que são de maior porte e têm a instalação similar a do ar-condicionado. Alguns aparelhos contam também com aquecedor destinado ao uso durante o inverno. O climatizador é ideal para lugares com clima frio e seco e que tenham baixa umidade do ar.

Contudo, ele não resfria o ambiente, apenas ventila. Ele melhora a qualidade do ar em cômodos fechados e você não precisa isolá-los durante o seu uso, tal qual ocorre com o ar-condicionado. Vale mencionar também que ele não agride a camada de ozônio, o que faz desse aparelho ecologicamente correto.

Umidificador

Umidificador e climatizador são facilmente confundidos, já que, assim como este último, ele utiliza água e libera o vapor dela no ambiente. No entanto, a similaridade no funcionamento de ambos os aparelhos acaba aí.

Isso porque o umidificador não resfria nem climatiza o ar, ele apenas umidifica. Ou seja, ele proporciona o seu bem-estar ao purificar o ar no ambiente, mas sem alterar a temperatura do cômodo. Devido a essa sua função, ele é indicado para pessoas com problemas respiratórios, que moram em locais secos e com umidade inferior a 40%.

Se você pensa em adquirir um, fique atento ao espaço no qual deseja utilizar, pois há aparelhos indicados para áreas entre 15m² e 50m². Alguns modelos também permitem que você possa colocar, em um pequeno recipiente, óleos e essências aromáticas.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre as diferenças entre ar-condicionado, climatizador e umidificador? Entender o funcionamento e ao que se destina cada um desses aparelhos permitirá que você faça a escolha certa na hora de priorizar o conforto e o clima da sua casa.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.