Ar-condicionado vs. Climatizador vs. Umidificador: entenda as diferenças! – A.Dias

nov 29

Ar-condicionado vs. Climatizador vs. Umidificador: entenda as diferenças!

ar-condicionado climatizador umidificador: Entenda qual a diferença entre cada um desses equipamentos e qual se encaixa melhor a sua necessidade!

As altas temperaturas costumam incomodar muita gente e, mesmo que o verão ainda não esteja presente, seus efeitos já começam a ser notados. Nada é mais incômodo do que um ambiente quente e desconfortável, especialmente quando você quer descansar. Para isso, há diversos aparelhos para modificar a temperatura do ambiente.

Nessas horas, um aparelho que possa ajudar a deixar o seu lar mais fresco é uma boa pedida, mas qual escolher: ar-condicionado, climatizador, umidificador ou alguma outra opção?

Cada aparelho tem características e funções distintas e, às vezes, fica difícil decidir qual é o mais indicado para as suas necessidades. Por isso, montamos um guia rápido para que você possa entender a diferença entre vaporizador e umidificador e, assim, compreender, de uma vez por todas, a função de cada um deles. Confira!

Quais aparelhos ajudam a deixar o ambiente mais frio?

Ar-condicionado

Ele é o aparelho mais popular quando se trata de climatizar o ambiente e, entre os eletrodomésticos mais conhecidos, é o que mais se adapta a qualquer situação climática. A máquina funciona captando o ar externo e climatizando-o.

Uma das vantagens do seu uso é que ele permite o controle da temperatura que deseja para o cômodo com maior precisão. Os modelos mais comuns são o split, que é mais potente e indicado para áreas maiores, e o de janela, um pouco menos forte, mas também eficiente.

Conheça 3 dos principais modelos a seguir.

Split

Esse aparelho se divide em duas partes: a evaporadora e a condensadora, de modo que a segunda fica na parte externa. Esse modelo é indicado para espaços pequenos e médios que não têm um grande fluxo de pessoas, garantindo um ambiente agradável.

Inverter

Aparentemente, esse aparelho é igual ao split, mas a diferença está no interior dele. Com uma peça chamada “Inversor”, o ar-condicionado split inverter faz com que o sistema seja controlado e otimizado, reduzindo consideravelmente o consumo de energia com a mesma eficiência.

Portátil

Diferentemente dos demais tipos de ar-condicionado, que são fixos, o modelo portátil pode ser levado com mais praticidade de um lugar para o outro. Ele trabalha removendo o calor e deixa o ambiente mais fresco, mas com menos potência que outros tipos de ar-condicionado.

Climatizador

A função do climatizador é climatizar o ambiente e torná-lo mais agradável. O processo ocorre de forma bem simples: trabalhando como um ventilador que tem um reservatório com água, o climatizador ventila ao mesmo tempo em que solta o vapor da água, reduzindo a temperatura do ambiente.

Os modelos mais comuns são os portáteis e os de parede, que são maiores e devem ser instalados como se fossem um ar-condicionado. Alguns aparelhos são multiuso, podendo trabalhar como aquecedores para serem usados durante o inverno também. O climatizador é ideal para lugares com clima frio e seco e que tenham baixa umidade do ar.

Contudo, o climatizador apenas ventila o ambiente, mas não diminui a temperatura. Ele melhora a qualidade do ar, deixando-o mais úmido e não há necessidade de deixar os ambientes fechados durante o seu uso, tal qual ocorre com o ar-condicionado. Vale lembrar que o aparelho é ecologicamente correto, uma vez que não tem gás e não afeta a camada de ozônio.

Qual a diferença entre vaporizador e umidificador?

Umidificador

As funções do umidificador e do climatizador são bem parecidas, o que confunde quem não está familiarizado com os itens. Isso ocorre porque ambos utilizam água e soltam o vapor gerado no ambiente. No entanto, a similaridade no funcionamento de ambos os aparelhos acaba aí.

A diferença é que o umidificador não resfria e nem climatiza o ar, ele apenas torna o ar do local mais úmido e respirável, mas sem alterar a temperatura. Devido a essa sua função, ele é indicado para pessoas com problemas respiratórios e para localidades que são habituadas a terem o clima seco, em que a umidade do ar pode ser inferior a 40%.

Se você acha que o umidificador é o ideal para você, saiba a diferença entre vaporizador e umidificador e tenha atenção ao tamanho do espaço onde o colocará, pois, para que funcionem corretamente, o local deve ter entre 15m² e 50m². Alguns modelos também têm recipientes para que sejam usados óleos e essências aromáticas.

Ventilador

Esse aparelho também pode auxiliar bastante na redução do calor no ambiente. Isso porque, com suas pás giratórias, ele faz o vento circular em diferentes velocidades. Para reduzir o calor em um cômodo, o ventilador pode ser uma excelente alternativa.

Além de ser até 12 vezes mais econômico que um ar-condicionado, há variados modelos que podem servir para usos diferentes:

  • ventilador de mesa;
  • ventilador de teto;
  • ventilador de parede e outros.

Uma desvantagem é que os ventos se concentram somente em determinada parte do ambiente, até onde o aparelho consegue girar. Mas, ainda assim, os ventiladores são capazes de ajudar no controle de temperatura.

Também é preciso ter cuidado com o acúmulo de poeira nas pás da máquina, uma vez que ela pode ser uma grande vilã para quem sofre de alergias e problemas respiratórios.

Circulador de ar

É comum que a função do ventilador seja confundida com a do circulador de ar. Por mais que sejam parecidos, existem algumas diferenças entre os dois. O circulador entrega exatamente o que seu nome diz: ele circula o ar e faz uma renovação no ambiente, tirando aquela sensação de abafado e de quentura.

Os ventos também se espalham com mais facilidade e não são direcionados, diferentemente dos ventiladores. Por isso, utilizá-lo em espaços maiores pode ser mais vantajoso. Em lugares com crianças ou pessoas alérgicas, o circulador de ar é a opção mais certa, já que não há o risco de espalhar poeira, como o ventilador.

E como deixar o ambiente mais quente?

Aquecedor

O Brasil é um país tão grande que é possível encontrar cidades com calor constante — e que não vivem sem ar-condicionado e aparelhos para climatizar o ambiente — e até cidades que têm o clima frio, em que os moradores precisam de ajuda para se manter aquecidos.

Nesse momento, o ar-condicionado QUENTE e FRIO é um grande aliado para encarar as baixas temperaturas e deixar o espaço mais confortável.

Cada aparelho tem suas características próprias e a escolha depende das necessidades do comprador.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre a diferença entre vaporizador e umidificador, assim como os tipos de ar-condicionado? Entender o funcionamento e ao que se destina cada um desses aparelhos permitirá que você faça a escolha certa na hora de priorizar o conforto e o clima da sua casa.

Quer conhecer os melhores aparelhos para a sua casa? A A.Dias tem uma linha completa e você pode escolher o ideal para suas necessidades!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.