Alimentação no verão: saiba quais alimentos são essenciais! – A.Dias

fev 15

Alimentação no verão: saiba quais alimentos são essenciais!

A estação mais quente do ano nos remete à praia, piscina, muito sol e ao uso de protetor solar, para preservar a nossa pele. No entanto, devemos ficar atentos com a alimentação no verão. É recomendado mantermos uma dieta à base de alimentos frescos, menos calóricos e muita hidratação. Saiba que esse cardápio é fácil de preparar e a maioria dos alimentos pode ser encontrada em qualquer supermercado.

Pensando nisso, criamos este artigo com dicas de alimentos naturais, saudáveis e de preparo simples ideais para essa estação. Confira!

Grãos integrais

Os grãos integrais são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Esses nutrientes ajudam a combater doenças e a regular o trato intestinal. São tão importantes para o nosso organismo que fazem parte da base da pirâmide alimentar. Entre eles estão a aveia e o trigo  — que são ótimos no café da manhã e podem ser misturados com iogurtes e sucos.

Água de coco

Por incrível que pareça, tem muita gente que não gosta de água pura. Assim, a água de coco é uma alternativa de alimentação no verão. Devemos incluí-la em nossa dieta e evitar a ingestão de líquidos ricos em calorias, preparados com base em açúcares.

Ela contém 33 calorias, em cada copo de 200 ml, enquanto uma lata de refrigerante de laranja de 350 ml tem 189. A água de coco reduz o apetite, pois tem alto teor de fibras, e isso ajuda no processo de emagrecimento. Então, sempre que estiver com sede lembre-se desse líquido natural e saudável.

Verduras e legumes

As verduras e legumes fazem parte do grupo 2 da pirâmide alimentar. Isso quer dizer que só perdem para os grãos integrais no ranking de alimentos essenciais para a nossa saúde. Contêm os nutrientes fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo e sua estrutura é à base de ferro, fibras, sais minerais e vitaminas.

As verduras limpam e oxigenam o sangue por causa da clorofila e as suas fibras regulam o intestino. Quando são ingeridos em porções adequadas, entre 3 e 5 por dia, previnem e auxiliam no tratamento da anemia devido à presença do ácido-fólico e do fósforo em sua composição.

Os legumes alaranjados e vermelhos ajudam a tonificar a pele, são antioxidantes, evitam alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce. Entre eles estão a cenoura e a beterraba.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que ajuda a sintetizar o colágeno, e com isso evitam as rugas e o envelhecimento precoce da pele. Também são versáteis, pois podem ser consumidas puras ou em forma de sucos. As mais conhecidas e disponíveis, praticamente o ano inteiro em nosso país, são a laranja, o abacaxi e o limão.

Picolé

Uma excelente opção de alimento para se refrescar no verão é o picolé — também conhecido como sorvete de palito. Como é preparado à base de frutas e água, é uma boa fonte de hidratação. Contudo, evite os muito cremosos e açucarados.

Para evitar o inchaço e a retenção de líquidos, não devemos consumir produtos salgados. Além disso, precisamos fugir dos alimentos gordurosos para não nos sentirmos pesados e cansados, além de corrermos o risco de elevar os níveis de colesterol no sangue.

Quando usamos o protetor solar, estamos cuidando da parte externa do nosso corpo. Por outro lado, a correta alimentação no verão protege o nosso organismo de dentro para fora. Como vimos, devemos ingerir os alimentos frescos e de preferência na sua forma in natura, para mantermos a saúde durante a estação mais quente do ano!

Agora que você já sabe como deve ser a alimentação do verão, continue no blog e conheça 4 dicas para preparar para essa estação.

 

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