Afinal, umidificador de ar deixa o ambiente mais fresco?

3 minutos para ler

Nos momentos em que o tempo fica mais seco, o desejo de ter um aparelho para deixar os ambientes mais agradáveis aparece. Mas há uma dúvida que sempre surge na hora de decidir o que comprar: o aparelho umidificador de ar deixa o ambiente mais fresco também? Com tantas opções disponíveis no mercado, é preciso conhecer suas funções para entender seu funcionamento.

O uso de umidificadores de ar são comuns em cidades com o clima mais seco, mas isso não impede que sejam utilizados em outros locais. Mas para não errar na escolha, saber quais são suas necessidades é o primeiro passo para escolher o produto certo.

Confira mais detalhes desse aparelho e veja se ele realmente deixa o ar mais fresco. Acompanhe a leitura!

Como funcionam os umidificadores de ar?

A umidade relativa do ar ideal para o organismo humano é entre 50% e 80%. Quando os níveis ficam abaixo desse índice, o clima fica mais seco e isso pode agravar problemas respiratórios como alergias, asma, bronquite e outros tipos de doenças.

Para evitar esses transtornos, a utilização de um umidificador de ar é o mais recomendável. Isso por que é preciso colocar uma certa quantidade de água no aparelho para que ele a transforme em vapor, deixando o ar do ambiente mais úmido e agradável para respirar.

Como esse aparelho deve ser utilizado?

Além de deixar os ambientes mais confortáveis quando a umidade relativa está baixa, alguns modelos de umidificadores de ar também podem ser usados como aromatizadores. Com um pequeno recipiente onde são colocados óleos aromáticos, o objeto umidificada o cômodo ao mesmo tempo em que o deixam com um cheiro mais agradável.

Existe no mercado uma grande variedade de modelos, tamanhos e marcas. Mas é preciso ter atenção ao tamanho do cômodo que você deseja usar o produto, pois os umidificadores são feitos para cobrirem de áreas pequenas a médias, dependendo da potência do aparelho.

Há também umidificadores mais simples, em que apenas despejam a névoa, enquanto outros têm botões de controle de emissão e umidificadores com tecnologia ultrassônica.

O umidificador de ar deixa o ambiente mais fresco ou não?

Essa confusão é muito comum. As funções do umidificadores por vezes são confundidas com as dos climatizadores, que assim como o umidificadores também evaporam a água, porém, fazem o ar circular e são capazes de diminuir a temperatura do ambiente em até 4 graus.

Os climatizadores puxam o ar como um ventilador e o soltam junto ao vapor, que retira o calor presente. Já os umidificadores apenas deixam o ar mais úmido, sem amenizar a temperatura. Caso queira que o local fique mais fresco, o mais indicado é o uso de ar-condicionado juntamente ao umidificador.

Agora que você sabe se o umidificador de ar deixa o ambiente mais fresco ou não, saiba que utilizar os aparelhos juntos é o mais certo, uma vez que o ar-condicionado diminui a temperatura e o umidificador devolve a umidade perdida, tornando o ambiente mais confortável.

Para não perder conteúdos como este, assine nossa newsletter para recebê-los diretamente no seu e-mail!

Powered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário