Acabamentos de casa: o que está em alta no mercado? – A.Dias

mar 27

Acabamentos de casa: o que está em alta no mercado?

Existem estilos de decoração que desafiam o tempo e continuam encantando por décadas a fio, se tornando verdadeiros clássicos. Mas, com o tempo, o setor se renova e apresenta novas tendências em construção, revestimentos e acabamentos de casa, tanto para paredes quanto para pisos e móveis.

Para 2018, as principais apostas são o fim do perfeccionismo e a busca pela leveza e descontração na decoração, utilizando criatividade e bom humor refletidos em detalhes. Afinal, o lema da década é elegância e despretensão — uma combinação inusitada que pode trazer mais personalidade aos ambientes.

Se você quer estar por dentro das tendências atuais em acabamentos de casa ou apartamento, confira algumas novidades que conquistaram o mercado.

Cimento queimado

Versátil e econômico, o revestimento em cimento queimado pode ser usado em pisos e paredes, e apresenta grande durabilidade e resistência. A aparência de manchas naturais em tons de cinza é perfeita para ambientes descolados e irreverentes, refletindo a personalidade dos moradores.

Atualmente, existem tintas que imitam o efeito de cimento queimado, mas seu custo é mais alto e nem sempre o resultado é como o esperado.

Revestimento 3D

Produzidos em diversos materiais — como gesso, MDF, cimento e azulejo —, os revestimentos 3D são compostos de peças que podem ser instaladas em ambientes internos ou externos, com benefícios e durabilidade variáveis.

São uma opção moderna e elegante que oferece texturas, relevos e tramas únicos para compor uma decoração sofisticada ou despojada. Um cuidado importante é utilizar esses revestimentos como acabamentos de casa em pequenas áreas, para não poluir o ambiente.

Cerâmica retrô

A inspiração para as linhas de cerâmica no estilo retrô de diferentes tamanhos, formatos e cores veio dos antigos revestimentos dos metrôs, e traz um charme vintage às áreas molhadas (em especial a cozinha). O uso de elementos novos com aspecto de antigo é uma tendência de arquitetura e decoração que chegou para ficar.

Tijolo aparente

A decoração industrial é outra opção que merece destaque entre os acabamentos de casa, trazendo um estilo mais rústico aos ambientes. Paredes em tijolo aparente conquistaram adeptos em todo o mundo e podem ser reproduzidas de diversas maneiras, desde pinturas até aplicação de peças cerâmicas com padrões de que imitam os blocos.

Para quem deseja mais autenticidade, é possível descascar a pintura até que os tijolos fiquem visíveis, mas é preciso aplicar uma resina especial para conservar o material.

Figuras geométricas

Uma das tendências em destaque para acabamentos de casa, atualmente, é o uso de figuras geométricas pintadas diretamente na parede ou em cerâmicas dispostas lado a lado de forma a produzir um efeito de painel. Elas são outro bom exemplo de estilo utilizado no passado que volta com ares mais modernos.

Escolher os melhores acabamentos de casa para cada projeto é um grande desafio para os profissionais da área. Afinal, é preciso considerar fatores como preço, praticidade, estética e, principalmente, o gosto dos moradores e a decoração da casa.

Mesmo que determinado acabamento ou revestimento pareça perfeito durante o projeto, é importante analisar se ele se encaixa na decoração da casa para acertar no resultado final.

E você, já conhecia essas tendências em acabamentos de casa? Quer ficar por dentro das novidades do mercado de arquitetura e design de interiores? Siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e Youtube!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.