5 Práticas de Consumo Consciente Para Sua Casa

5 práticas de consumo consciente para adotar na sua casa
5 minutos para ler

Cinco prática para um consumo consciente para a sua casa! Saiba uma maneira de colaborar com a preservação do meio ambiente, incentivando um estilo de vida mais sustentável e até influenciando na transformação de práticas empresariais. Mas para funcionar, é preciso que cada pessoa tome a decisão de aplicá-lo em casa. 

Vamos conferir o porque ele é tão importante. Boa leitura!

A importância do Consumo Consciente

O consumo consciente está diretamente relacionado com a preservação dos recursos naturais. Isso porque ele incentiva o consumo racional de produtos, em que a pessoa só compra o que precisa e vai usar, escolhendo as melhores opções nesse sentido. 

Com isso, comunidades locais podem ser apoiadas e grandes indústrias podem repensar a forma de produção de seus produtos, o que leva a um maior acesso a produtos melhores e mais seguros. Já para a pessoa, além de economia de dinheiro, ela pode ter um estilo de vida mais equilibrado. 

Para que o consumo consciente aconteça, no entanto, é necessário que todos o apliquem em suas vidas. Aliás, algo que vem aumentando. 

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada em novembro de 2022, entre 2.019 pessoas de todo o Brasil, 74% disseram que adotam hábitos sustentáveis. Além disso, metade verifica se o produto que consumirá é sustentável e quatro, entre dez pessoas, pagariam mais por produtos orgânicos. 

Consumo consciente: 5 práticas para aplicar na sua casa 

5 práticas de consumo consciente para adotar na sua casa! Com o consumo consciente em debate, o interesse pelo tema aumenta e há muito o que pode ser feito para alcançá-lo. A seguir, veja 5 dicas práticas para aplicar em sua casa! 

1. Evite desperdícios 

Desperdício de comida, de água, de energia…Todos eles devem ser evitados para que você possa seguir um estilo de vida mais sustentável. 

Para isso, é importante tomar diversas ações. Por exemplo, realizar reparos em casa, para evitar vazamentos. Ou ainda, analisar seu consumo, para comprar somente o que precisa e realmente vai usar. 

2. Prefira embalagens retornáveis 

As embalagens retornáveis são boas opções para evitar a produção em massa de sacolinhas, sacos, entre outros. Por isso, vale a pena ter a sua ecobag e levá-la ao mercado e a qualquer outro estabelecimento onde for comprar. 

Além disso, é possível consumir certos produtos usando a mesma embalagem. Por exemplo, refrigerantes de vidro e galões de água podem ser reutilizados no sistema de troca das empresas. 

Já outras empresas não realizam o programa de retorno, mas vendem refis, para que a embalagem original não seja jogada fora e seja reutilizada. 

3. Separe o lixo corretamente 

Você já deve ter ouvido falar da importância da separação do lixo para o consumo consciente. Isso porque, no dia a dia, produzimos lixo orgânico e lixo que pode ser reciclado. 

Portanto, é importante fazer a separação e buscar a coleta correta, para que cada tipo seja destinado ao descarte adequado e ao reaproveitamento, se for possível. 

Aliás, um exemplo é o lixo orgânico, como as cascas de verduras, que você pode selecionar na hora de cozinhar e preparar um adubo, que pode ser usado em uma horta orgânica própria

4. Reaproveite materiais na decoração 

A tendência do “faça você mesmo” continua em alta. Por isso, também vale a pena tomar atitudes de consumo consciente e reaproveitar o que você conseguir para a decoração de casa. Por exemplo, uma estante velha pode ser remodelada e pintada para ser usada em outro cômodo. 

5. Tenha cuidado com o consumo do ar-condicionado 

Sendo um dos eletrodomésticos que mais consomem energia, é importante ter cuidado com o ar-condicionado para alcançar a economia, mas também ajudar o meio ambiente. Nesse sentido, algumas práticas que você pode ter são: 

  • compre um aparelho com selo de economia Procel; 
  • invista numa casa inteligente com aparelhos que possam diminuir os gastos; 
  • use temperaturas equilibradas; 
  • feche o ambiente para resfriar; 
  • calcule o número correto de BTUs para aquele espaço; 
  • faça a manutenção correta do equipamento. 

O consumo consciente de produtos colabora para a economia em sua casa e para a sustentabilidade. Sem eles, não só você pode desperdiçar mais dinheiro, mas também acessar produtos que tenham compostos ruins para a saúde e para o ambiente, como agrotóxicos.

Além disso, a própria natureza pode ter seus recursos esgotados. Assim, é importante aplicar dicas de consumo em casa e buscar um estilo de vida mais sustentável. 

Gostou das dicas? Clique e aprenda mais com nossos materiais!

Você também pode gostar

7 thoughts on “5 Práticas de Consumo Consciente Para Sua Casa

Average
5 Based On 7

Deixe um comentário