5 itens essenciais na decoração de verão da sua casa

4 minutos para ler

Nada melhor que chegar em casa nos dias quentes e encontrar um ambiente fresco e arejado. Para isso, o ideal é investir em uma decoração de verão funcional, que ajude a deixar seu espaço mais aconchegante e, ao mesmo tempo, bonito e harmonioso.

Adaptações simples, como a troca de cortinas, tapetes e outros itens de decoração, fazem toda a diferença e deixam seu lar pronto para enfrentar as altas temperaturas, além de ajudarem você a relaxar e ter boas noites de sono nos dias mais abafados.

Neste post, separamos 5 itens essenciais para decorar sua casa de maneira prática durante a estação mais quente e divertida do ano!

1. Cores das paredes

Para entrar no clima tropical, as paredes da sua casa podem ganhar um novo ar com cores vibrantes e alegres, como rosa, azul, laranja, amarelo e verde. Também vale apostar em papéis de parede com temas florais, de vegetação ou outros elementos ligados à natureza, como ondas do mar e montanhas.

É possível soltar a imaginação e fazer combinações ousadas de cores e texturas, mas lembre-se de que tons mais claros ajudam a deixar o clima do ambiente mais leve, pois absorvem menos calor e refletem a luz do sol e das lâmpadas.

2. Cortinas

As cortinas dão um charme a mais a qualquer ambiente porque ajudam a compor a decoração, além de serem funcionais. Como a ideia no verão é deixar a casa mais ventilada, esses itens devem ser feitos com tecidos leves, como algodão e linho, que permitem a passagem de ar e barram os raios ultravioleta.

Assim como nas paredes, o recomendado é que as cortinas tenham cores mais claras para que a luz do sol não seja absorvida na forma de calor. Nos cômodos em que o sol bate durante boa parte do dia, a melhor opção é instalar cortinas ou persianas blackout, que são fabricadas especialmente para impedir a entrada excessiva de luz.

3. Iluminação

Trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED é uma ótima maneira de deixar sua casa menos quente e, de quebra, economizar na conta de energia. Além de serem mais eficientes e econômicas, as lâmpadas fluorescentes deixam os ambientes iluminados sem esquentar tanto. Já as de LED conseguem converter a energia elétrica em luz sem emitir calor e podem ser direcionadas para destacar itens de decoração.

4. Objetos decorativos

Os objetos decorativos são práticos e excelentes para dar uma cara nova ao lar. No verão a sugestão é escolher itens fabricados com fibras naturais, como cestas de vime e abajures de juta, que deixam o ambiente com um estilo de praia ou campo. Os móveis coloridos também são indicados para deixar os espaços mais alegres e divertidos.

O melhor de tudo é que o uso de alguns objetos, como caixas e estantes vazadas, ajuda a integrar o ar-condicionado à decoração. A dica é escolher um aparelho que possa ser colocado em um ponto estratégico do cômodo. Assim, dá para cobri-lo com um móvel feito sob medida ou deixá-lo visível, fazendo uma composição com quadros ou com a televisão, por exemplo.

5. Plantas

Além de ajudarem a refrescar o ambiente, as plantas deixam qualquer lugar mais bonito e confortável. As folhagens verdes e altas já dão um efeito incrível por si só, mas também podem ser mescladas com vasos de flores e suculentas.

É importante lembrar que algumas plantas não se dão bem com o calor ou em espaços pouco iluminados. Por isso, o indicado é pesquisar com antecedência sobre as espécies que conseguem sobreviver em temperaturas elevadas e dentro de casa.

Agora que você já sabe quais são os itens indispensáveis na sua decoração de verão, vá em busca de elementos que tenham a ver com o estilo trabalhado na residência.

Aproveite, também, para conferir o nosso post com 4 opções de plantas que se adaptam bem a ambientes fechados!

 

Powered by Rock Convert
ar condicionadoPowered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário