5 cuidados ao praticar atividade física no verão – A.Dias

jan 29

5 cuidados ao praticar atividade física no verão

Caminhar, correr e pedalar pela cidade vazia, nadar na piscina do clube, pegar ondas no litoral etc. São tantas possibilidades de atividades físicas no verão que você pode até experimentar um esporte novo a cada dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável que adultos façam, pelo menos, 2 horas e 30 minutos de exercícios de forma leve ou moderada por semana. Uma dica é aproveitar a época mais quente para diminuir o tempo por dia e aumentar a frequência na semana — por exemplo, fazer 30 minutos de atividade em cinco dias.

No entanto, com temperaturas elevadas e maior incidência de radiação solar, é preciso redobrar alguns cuidados. Por isso, listamos 5 passos para você garantir saúde e disposição para manter a rotina de exercícios. Confira!

1. Proteja-se dos raios solares

Para evitar os efeitos nocivos do sol, use óculos escuros, boné e protetor solar com fator 30 ou maior todos os dias, mesmo quando estiver nublado. Não esqueça de repassar o filtro depois de suar, entrar na água ou a cada duas horas.

Mesmo assim, é importante evitar os horários em que o sol está mais forte, que acontece entre 10h e 16h. Então, dê preferência para o início da manhã e o fim da tarde. Nesses períodos, a temperatura também está mais amena, o que melhora a disposição para as atividades físicas.

2. Use roupas adequadas

Exercícios no verão pedem um cuidado extra com a escolha das roupas, que devem ser leves para facilitar a transpiração. Por isso, use peças próprias para a prática de esportes, as quais são feitas de tecidos tecnológicos. Outra opção é usar roupas com fator de proteção solar.

3. Escolha lugares frescos para fazer atividades físicas no verão

Na hora de definir os locais para seus exercícios, prefira lugares com bastante sombra, como parques e praças, pois assim você pode evitar o sol.

Porém, sabemos que o verão no Brasil pode ser implacável. Então, nos dias e horários mais quentes, opte por ambientes com ar-condicionado, já que a climatização garante uma temperatura constante e agradável. Você pode treinar em academias ou, até mesmo, seguir tutoriais da internet no conforto da sua casa.

4. Beba muitos líquidos

No verão, hidratação é a palavra-chave para manter a disposição durante a prática de atividades físicas. Assim, tenha sempre perto uma garrafinha de água e beba antes mesmo de sentir sede. Durante a prática de exercícios, intensifique a hidratação, pois perdemos muitos sais minerais com a transpiração.

Para repor nutrientes mais rapidamente após as atividades, você pode optar por isotônicos e água de coco. Outra dica é consumir frutas ricas em água, como melancia, abacaxi, laranja, melão, entre outras.

5. Alimente-se bem

No verão, é preciso cuidar ainda mais da alimentação, já que aumentam os riscos de intoxicação alimentar e mal-estar no calor. Então, aproveite essa época para comer alimentos mais leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas, principalmente frango e peixe.

Antes das atividades físicas, dê preferência para carboidratos que garantam força, como pães integrais, aveia, tapioca e frutas. Depois do exercício, opte por alimentos que recuperam a energia, como ovos, iogurtes com baixo teor de gordura e castanhas.

Dicas anotadas? Lembre-se de que os cuidados não se limitam à prática de atividades físicas no verão: é preciso atenção em todos os momentos de exposição ao sol, incluindo deslocamentos.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados ao praticar atividades físicas no verão, confira nosso post com dicas de ouro para se proteger na estação mais quente do ano!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.