4 filmes e séries sobre arquitetura e design que você deve assistir

4 minutos para ler

Arquitetos que buscam destaque e permanência nesse concorrido mercado devem buscar todos os meios possíveis para obter inspiração em suas obras e projetos. Além dos cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação, uma das maneiras para aproveitar as experiências vividas por profissionais e autores notáveis na área é assistir aos filmes e às séries sobre arquitetura.

Foi pensando nisso que criamos este artigo com uma lista de 4 filmes e séries sobre arquitetura. Pegue o refrigerante e a pipoca e tire bom proveito dessas produções!

1. Abstract: the art of design

Essa é uma série da Netflix com oito episódios. Cada um deles apresenta profissionais de áreas distintas que buscam apresentar como seus trabalhos influenciam nosso modo de viver.

​​Esses profissionais alcançaram muito sucesso em suas áreas de atuação e compartilham suas inspirações e como se dão seus respectivos processos criativos.​ Conheça o elenco e a profissão de cada participante dessa produção:

  • Christoph Niemann: ilustrador;
  • Tinker Hatfield: designer de tênis da Nike;
  • Es Devlin: cenógrafa e designer de palcos de grandes artistas;
  • Bjarke Ingels: arquiteto;
  • Ilse Crawford: designer de interiores;
  • Ralph Gilles: designer de automóveis;
  • Paula Scher: designer gráfico;
  • Platon: fotógrafo.

2. Minimalism: a documentary about the important things

O consumismo incentivado pelo capitalismo tem levado o planeta Terra ao risco de escassez dos recursos naturais, principalmente os não renováveis, como os derivados do petróleo. A partir disso, várias pessoas passaram a adotar um estilo de vida denominado “minimalista”.

Minimalism: a documentary about the important things é um documentário também da Netflix com duração em torno de 1h e 18 minutos. O trailer mostra a invasão de uma multidão de consumidores em lojas na época da promoção da Black Friday, em alusão a como estamos sempre “caçando” coisas para comprar. Consumimos muito, mas nunca ficamos satisfeitos.

No documentário são apresentados depoimentos e entrevistas com pessoas que mudaram as suas vidas e deixaram para trás essa lógica do consumo exagerado. Além de preocupados com a degradação do planeta, acreditam que as coisas materiais não trazem felicidade. A opção por um estilo de vida mais simples tem grande influência também nas escolhas estéticas dessas pessoas.

Atualmente, o minimalismo é uma das tendências da arquitetura, portanto, vale a pena refletir sobre o assunto e conhecer um pouco mais das preferências de quem opta por esse estilo.

3. Oscar Niemeyer: a vida é um sopro

Para buscar inspiração por meio de filmes e séries sobre arquitetura não precisamos seguir somente os profissionais estrangeiros. No Brasil temos arquitetos de destaque que não ficam para trás em ideias e projetos sofisticados, como Oscar Niemeyer, internacionalmente consagrado.

Oscar Niemeyer: a vida é um sopro é um documentário lançado em 2007, que fala da vida desse profissional que revolucionou a arquitetura moderna. Conta também com os seus comentários, suas ideias e frases marcantes, apresentando reflexões do falecido arquiteto sobre criação e o papel da própria arquitetura.

A própria afirmação de que “a vida é um sopro” foi feita por Niemeyer para justificar sua juventude boêmia e o uso de seu escritório para se divertir com os amigos para além do trabalho.

Participam do documentário Chico Buarque de Holanda, o escritor José Saramago e Nelson Pereira dos Santos, diretor, roteirista e produtor. Não deixe de assistir!

4. Ground Zero Supertower

Esse é um documentário de 2013, com 53 minutos de duração, que retrata a construção da One World Trade Center (também conhecida como WTC 1), obra que foi erguida no lugar das Torres Gêmeas que compunham o chamado World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os prédios que ficaram conhecidos como Torres Gêmeas foram atacados em 11 de setembro de 2001 pelo grupo fundamentalista islâmico Al-Qaeda. Esse filme pode ser um estímulo para quem busca forças para reerguer obras em locais de grandes tragédias ou para quem procuram inspiração para projetos de larga escala.

Essas são apenas algumas sugestões de documentários e séries sobre arquitetura que selecionamos para você. Neles, não faltam ideias e inspirações para que você busque oportunidades de alavancar a sua carreira. Mantenha-se sempre informado, pesquise e seja curioso. Isso lhe dará destaque entre os clientes mais exigentes!

Quer mais inspirações e informações úteis? Continue com a gente e curta a nossa página do Facebook!

 

Powered by Rock Convert
ar condicionadoPowered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário