jul 21

Vai instalar um ar-condicionado na sua casa? Veja o que é preciso!

Ter uma casa climatizada e com o ar ajustado da maneira mais agradável possível é uma comodidade que muitos desejam. No entanto, antes de escolher e instalar ar-condicionado, é preciso se ater a alguns cuidados.

É o caso de avaliar se o cômodo recebe muita luz solar e se a casa possui fiação elétrica adequada. Esses e outros elementos são essenciais para garantir a eficiência do aparelho.

Quer saber mais? Confira, neste post, alguns aspectos que você deve considerar quando for instalar ar-condicionado na sua residência!

1. Providencie os tubos adequados para a instalação

Não são tubos de qualquer material que podem ser utilizados na instalação dos aparelhos. Eles devem ser de cobre ou alumínio e também precisam conter bitolas e espessuras capazes de suportar a carga térmica do aparelho.

Ainda, é importante utilizar tubos de PVC para o processo de drenagem da água, os quais devem ser acoplados à rede da residência.

2. Verifique a fiação elétrica ideal para cada modelo

Para instalar ar-condicionado, é preciso montar uma infraestrutura especial. Dessa forma, você deve observar, por exemplo, se a sua casa tem uma tubulação com fiação elétrica adequada ao aparelho.

Ou seja, ela precisa ter cabos dinamizados com a voltagem específica para o ar-condicionado. E também é essencial que exista um disjuntor específico para cada aparelho.

3. Escolha o local certo para instalar ar-condicionado

Geralmente, o lugar ideal para fixar o ar-condicionado é aquele em que a tubulação não prejudica as instalações elétricas ou os tubos de água e esgoto. Também é preciso evitar colocar a parte de saída de ar nas paredes onde o sol bate com muita frequência.

Por fim, é necessário cuidar para que a saída de ar não desemboque sobre aparelhos eletrônicos, pois estes serão danificados se entrarem em contato com a água evaporada.

4. Observe a capacidade elétrica da sua casa

A voltagem da sua residência deve ser considerada para você comprar e, logo, instalar o ar-condicionado. Em geral, esse aparelho é de 220 v.

Dessa maneira, se a capacidade elétrica da sua casa for monofásica, vai ser necessário realizar uma mudança na rede. Isso pode ser feito pela concessionária de energia elétrica.

No entanto, se sua casa já for adaptada para o sistema bifásico, o indicado é entrar em contato com um eletricista. Ele terá condições de preparar os pontos onde o aparelho será ligado.

5. Saiba calcular a capacidade térmica do aparelho

A capacidade térmica do ar-condicionado significa a medida adequada para fazer a refrigeração eficiente do local.

Ela é medida por BTU, ou Unidade Térmica Britânica, e considera, para seu cálculo, a frequência de incidência solar e o tamanho do cômodo.

Para você ter um ideia prática: em um cômodo que tem até 9 metros quadrados e recebe sol em suas paredes por toda manhã, o valor de BTU será de 7500. Já se esse cômodo tiver incidência solar à tarde ou o dia inteiro, a quantidade adequada será de 9000 BTU.

Agora que você já sabe dessas informações para instalar ar-condicionado, que tal entender um pouco mais sobre os modelos desse aparelho? Continue aqui no blog e descubra qual split é ideal para cada cômodo da sua casa!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.