0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

O que são cortinas de ar e onde devo usá-las?

o-que-sao-cortinas-de-ar-e-onde-devo-usalas.jpeg

Com a chegada dos dias quentes, todos querem ficar em ambientes mais frescos e com clima agradável. Pensando em proporcionar a sensação de bem-estar aos seus clientes, muitos estabelecimentos comerciais investem em opções como o ventilador, o ar-condicionado e, inclusive, as famosas cortinas de ar.

Essa opção é utilizada em espaços em que não é possível manter as portas fechadas por muito tempo. Você sabe como esse produto funciona? Trabalhando como uma verdadeira cortina invisível, tal equipamento pode ser uma alternativa prática e muito econômica para o seu negócio.

Neste post separamos todas as informações necessárias para você saber qual é o melhor lugar para a instalação das cortinas de ar e todas as vantagens desse aparelho muito eficiente. Confira!

Entenda como funciona a cortina de ar

As cortinas de ar têm a função de trabalhar em conjunto com outros aparelhos de climatização. Na maioria dos casos esse equipamento funciona como um complemento para o ar-condicionado, com a finalidade de criar um ambiente de temperatura agradável durante o verão.

Em geral essa alternativa é adotada em estabelecimentos que costumam ficar com as portas e janelas abertas. O objetivo da cortina é criar uma barreira invisível entre a área externa e interna, separando ambas as temperaturas e impedindo as trocas de calor, que podem sobrecarregar os demais aparelhos refrigeradores, causando um gasto excessivo de energia e até mesmo a danificação dos produtos.

O equipamento é dividido em duas partes: a interna e a externa. A primeira é responsável pela ventilação de todo o local, direcionando o ar para baixo. A segunda, por sua vez, tem o objetivo de diminuir qualquer espécie de ruído, tornando o seu funcionamento mais silencioso.

Em lojas especializadas é possível encontrar uma média de 5 tamanhos diferentes, que vão de 90 centímetros a 2 metros de largura. Já a instalação é realizada na altura das portas e precisa ser feita a pelo menos 3 metros do chão. É importante manter as recomendações para a aplicação, pois uma boa localização é fundamental para criar a barreira de vento e garantir o isolamento térmico.

Diferente do ar-condicionado

Você deve estar se perguntando: qual aparelho devo escolher, o ar-condicionado ou a cortina de vento? E a resposta é: nem um, nem outro! Ambos aparelhos funcionam muito melhor quando estão juntos, complementando as suas funções e proporcionando bem-estar para os frequentadores do seu negócio.

É importante entender que o condicionador de ar tem a finalidade de diminuir a temperatura de todo o local. Por outro lado, a cortina invisível trabalha apenas direcionando a corrente de vento. Em outras palavras, cada aparelho possui uma função diferente!

Saiba em quais ambientes instalar

Provavelmente você já entrou em algum estabelecimento com cortinas de ar instaladas. Os locais públicos são os que mais procuram esse tipo de produto. A explicação é simples: nesses ambientes o fluxo de pessoas é muito maior e, por essa razão, as portas e janelas precisam ficar abertas ao longo do dia.

Mercados, restaurantes, salões de beleza, bancos e academias: observe os locais que você frequenta e com certeza você vai se deparar com tal aparelho. Nas indústrias esse produto é bem conhecido e costuma ser instalado na entrada de estufas ou câmaras frigoríficas.

Há também a possibilidade de adaptar a cortina invisível em bares e baladas. Nesse caso o equipamento é capaz de bloquear a entrada de fumaça, sendo ideal para separar áreas de fumantes e não fumantes, por exemplo.

Em algumas cidades, os ônibus nas suas versões modernas também possuem esse aparelho instalado nas portas, fazendo com que o veículo permaneça muito mais refrigerado e confortável.

Conheça os principais benefícios

Versáteis, as cortinas de ar podem ser usadas em qualquer área comercial e, quem sabe, até mesmo em um espaço residencial. Que tal conhecer um pouco mais sobre as inúmeras vantagens desse produto? Veja abaixo as principais:

Economia de energia elétrica

Ao investir na cortina de vento você terá muito mais economia nos gastos com energia elétrica. O motivo? Com as portas e janelas abertas os seus aparelhos de refrigeração não precisarão usar das suas capacidades máximas para manter a temperatura equilibrada.

Com a ajuda do equipamento, o vento quente é bloqueado ainda na porta, levando o ar-condicionado a diminuir as suas atividades e consumir pelo menos 35% a menos de energia.

Custo-benefício vantajoso

É comum imaginar que para desfrutar das vantagens da cortina de vento é necessário fazer um alto investimento financeiro. No mercado você encontrará diferentes marcas, tamanhos e modelos desse produto. De qualquer modo, o seu valor é sempre mais acessível em comparação aos climatizadores convencionais, como o ar-condicionado.

Os preços variam de R$ 400 a R$ 700 e pode ser uma ótima escolha se você considerar a economia de energia elétrica no fim do mês.

Mais durabilidade para o ar-condicionado

Com as cortinas de ar instaladas os aparelhos de refrigeração trabalharão muito menos do que antes. Esse detalhe prolongará, inclusive, a vida útil dos demais produtos, diminuindo qualquer necessidade de manutenção no futuro. Benefício interessante, não é mesmo?

Praticidade na instalação

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é sobre a praticidade na hora da instalação do equipamento. Ele se encaixa muito bem em espaços dos mais variados tamanhos e a sua aplicação é rápida, não necessitando de grandes mudanças na estrutura do ambiente.

Sem sujeiras

Quem não gosta de estabelecimentos limpos? Se você preza por uma boa higiene, essa é a sua melhor opção! Além de todas as vantagens listadas acima, a cortina invisível ajuda a evitar a entrada de partículas de poeira, fumaça, poluição, insetos e também odores que possam incomodar os seus clientes. Com essa instalação você garante um espaço agradável em todos os sentidos!

Viu só? As cortinas de ar podem ser muito mais econômicas, práticas e eficientes do que você imagina! Com esse produto certamente os seus clientes ficarão mais satisfeitos e você vai garantir mais movimento para o seu negócio!

Para saber mais dicas sobre aparelhos climatizadores, confira o nosso post e descubra como instalar o ar-condicionado atrás de cortinas!

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *