0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

O que é a função desumidificar do ar-condicionado e como utilizá-la?

Função desumidificar do ar-condicionado: Saiba como essa função do seu ar-condicionado pode ajudar a combater os problemas causados pela umidade em excesso.

 

O excesso de umidade do ar pode ser um grande problema para quem vive em regiões muito úmidas. Isso porque altos níveis de umidade podem gerar problemas e incômodos, tanto para as estruturas físicas de edifícios e objetos, quanto para a nossa saúde.

 

Locais com essa característica costumam enfrentar problemas como ferrugem, paredes úmidas descascando, bolor e mofo, que promovem a propagação de bactérias, alergias e desconforto. E tais inconvenientes podem atingir, além da saúde, aparelhos eletrônicos, roupas, móveis e documentos, por exemplo.

 

Para te ajudar a combater os problemas causados pela umidade em excesso vamos te ajudar a entender para que serve e como funciona a função desumidificar do ar-condicionado. Confira!

Por que desumidificar

Se você mora em um local que sofre com a falta de ventilação, essa função vai lhe ajudar a regular a umidade do ambiente para que ele não fique úmido em excesso, já que essa é uma situação que pode causar prejuízos.

A função desumidificar do ar-condicionado existe para regular a umidade relativa do ar, deixando o ambiente mais agradável e saudável.

Além disso, desumidificar o ambiente vai lhe ajudar a suar menos e diminuir aquela sensação desagradável de abafamento, pois ambientes úmidos demais nos fazem sentir que a temperatura está mais elevada do que de fato está. Por isso, ambientes úmidos muitas vezes parecem ser mais quentes do que realmente são.

Isso sem falar que locais com umidade mais baixa controlam melhor a propagação de fungos, mofos, bolores e bactérias, que vão afetar a saúde e os móveis, por exemplo.

É essencial nos locais de alta umidade

Além das chuvas, outros fatores favorecem o aumento da umidade nos ambientes residenciais, tornando a utilização de um desumidificador imprescindível. Por isso, é preciso ficar atento às condições do ar, até mesmo nos locais tipicamente secos, pois a ocorrência de temporais prolongados também pode tornar o clima úmido em determinada época do ano.

Outro fator capaz de desencadear um espaço com nível intenso de umidade são os próprios hábitos dos moradores. Se a casa passa muito tempo fechada durante vários dias, é comum que as partículas liberadas nas atividades que envolvem água fiquem retidas no ambiente.

Vamos imaginar o seguinte: ao chegar em casa você toma banho, cuida da cozinha e lava roupas e louças sujas, certo? Por isso, sem a devida ventilação o interior da sua casa tende a ficar com níveis mais altos de umidade. Fique de olho!

Reduz problemas comuns nessas áreas

O hábito de utilizar a função desumidificar do ar-condicionado vai tornar o seu dia a dia muito mais agradável, com redução dos problemas de saúde, maior durabilidade dos móveis e objetos, assim como da estrutura física da casa.

Dessa forma, para quem mora em regiões de pouca ventilação, calor intenso e chuvas frequentes, a função desumidificar se torna necessária para a melhoria da qualidade de vida. Assim é possível eliminar alguns problemas persistentes na sua casa.

Vale lembrar que essa função deixa a temperatura mais amena. Com isso você vai suar menos e ter mais conforto — um sonho para quem vive em locais em que a sensação térmica é muito elevada.

Guia-Completo-entenda-como-evitar-mofo-na-sua-residência

Como funciona a desumidificação

Depois de selecionar a função desumidificar do ar-condicionado, o aparelho fará o resto sozinho, sem que você precise interferir. O aparelho vai identificar qual é a umidade indicada para o ambiente e vai retirar o excesso, deixando o ambiente mais agradável.

Esse é um processo simples, que acontece da seguinte maneira: a umidade é encontrada no ar como vapor d’água. O aparelho vai captar esse vapor e condensá-lo nas suas placas de resfriamento, retirando-o do ambiente. O vapor que for retirado vai virar água ao ser resfriado e vai ser despejado em um recipiente próprio para isso, que existe no ar-condicionado.

E não precisa se preocupar com a possibilidade do lugar ficar seco demais, pois os aparelhos interrompem a função desumidificar quando seus sensores avisam que a umidade do ambiente já está adequada — e religam automaticamente caso tenha alguma alteração no nível da umidade.

Vapor de água nos níveis ideais

Como vimos, o excesso de umidade do ar pode ser um grande problema nas regiões muito úmidas, não é mesmo? Isso porque os altos níveis do vapor dessa água liberada na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas em várias partes do dia, dificultando a eliminação das partículas de dentro dos imóveis.

Só que para uma vida confortável, o ar não pode estar nem seco nem úmido demais. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice ideal deve variar entre 40% e 60%.

Isso quer dizer que o índice recomendado para manter um ambiente agradável e saudável pode ser alcançado por meio do desumidificador.

Dois aparelhos em um só

É importante lembrar que essa inovação tem outra grande vantagem: dispensa a utilização de um aparelho de desumidificador. Afinal, todo o procedimento é realizado pelo ar-condicionado, tanto na redução da temperatura quanto na qualidade do ar.

Além disso, a função desumidificar do ar-condicionado funciona com eficiência muito similar a do aparelho dessa funcionalidade exclusiva.

Como há também maior prevalência de calor nas áreas úmidas, é possível aliar o conforto de uma temperatura mais baixa ao equilíbrio da umidade em um só aparelho. Perfeito!

Quais são os benefícios para a saúde

Um dos principais benefícios com a utilização da função desumidificar do ar-condicionado é no que diz respeito a ter uma boa saúde. Nas casas com crianças essa função é fundamental para afastar o aparecimento de várias alergias, como rinites, sinusites, asma, irritações de garganta, entre tantas outras muito comuns na infância.

Isso porque os níveis elevados de umidade contribuem para a proliferação dos fungos, causadores dos mofos e bolores nas paredes. Esse fator, na maioria das vezes, é a porta de entrada para os problemas respiratórios.

Para um melhor aproveitamento desse benefício, é muito importante lembrar de realizar a manutenção periódica do aparelho, com a limpeza e a troca dos filtros. Assim você vai ver como fica mais fácil resolver os problemas respiratórios de toda a família.

Como escolher essa função

Ativar essa opção no aparelho de ar-condicionado é mais simples do que muitas pessoas imaginam. As mais diversas marcas possuem essa função em seus controles remotos, e ela pode ser escolhida pelo botão que define o modo de funcionamento do aparelho.

Na opção “modo” do seu controle você pode escolher se quer aquecer, ventilar, resfriar e também desumidificar, além de outras opções que podem existir no modelo do seu equipamento. Para acionar a função desumidificar do ar-condicionado, basta apertar o botão até que apareça o símbolo da desumidificação, que geralmente é uma gota.

Se você ficar com alguma dúvida sobre o símbolo correto, o manual do seu aparelho pode ajudar a entender melhor essas representações, que podem variar entre diferentes marcas.

Cuidados com a função desumidificar

Usar a função desumidificar do ar-condicionado pode gerar muitos benefícios, mas é importante não se esquecer de alguns cuidados. O primeiro deles é lembrar da importância de ter um certo nível de umidade no ar: a falta de umidade também pode causar problemas respiratórios. O ideal, então, é que a umidade esteja dentro dos níveis médios recomendados.

Feche portas e janelas

Outro cuidado importante é não esquecer portas e janelas abertas durante o processo — mantê-las fechadas vai facilitar o aparelho a regular a umidade de maneira correta.

Verifique as instalações hidráulicas

Também é muito importante verificar as instalações hidráulicas da casa, o escoamento de águas da chuva, entre outros fatores capazes de aumentar a umidade na sua casa. Pode ser que alguns problemas — até mesmo na construção — estejam contribuindo para infiltrações e umidade.

Fique atento ao clima da sua região

Ficar sempre atento à temperatura e à umidade do local onde você mora é a melhor maneira de evitar um ambiente muito úmido. Além disso, é importante não esquecer que o seu ar-condicionado pode ser um grande aliado para deixar o ambiente mais agradável e menos úmido.

Com todos esses cuidados provavelmente você vai fazer do ar-condicionado o seu melhor aliado para combater a alta umidade. E então, gostou do nosso post sobre a função desumidificar do ar-condicionado? Não deixe de seguir nossas redes sociais (Facebook e Twitter) e acompanhar outras dicas!

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!
One Comment

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *