0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Como acabar com o mofo utilizando o ar-condicionado?

como-acabar-com-o-mofo-utilizando-o-arcondicionado.jpegEm ambientes muito úmidos é comum o aparecimento de manchas escuras causadas por fungos — o famoso mofo. Mais que um simples incômodo estético, o mofo pode gerar danos à saúde de quem entra em contato com ambientes ou objetos “mofados”.

Saiba como acabar com o mofo e o que fazer para evitar esse problema!

Como o mofo se forma?

Os fungos causadores do mofo se reproduzem por meio da formação de esporos, que quando entram em contato com ambientes muito úmidos e muito quentes começam a crescer, formando manchas com cor e odor característicos em paredes, móveis, roupas e outras superfícies.

Mofo é nocivo à saúde?

Sim! Pessoas com imunidade baixa, alergias, crianças e idosos são os que mais sofrem com o aparecimento do mofo, que se espalha com bastante facilidade em ambientes úmidos, com incidência de chuva ou calor forte.

Alergias e problemas respiratórios são as consequências mais comuns de quem tem contato com superfícies atingidas pelo mofo.

Como acabar com o mofo?

Para evitar o surgimento do mofo, mantenha sempre a casa arejada, abrindo janelas e portas sempre que possível. No banheiro, após o banho, mantenha o basculante aberto e as portas ou cortinas do box abertas ou esticadas, para que o fluxo de ar possa secar o ambiente.

Uma dica caseira para acabar com o mofo é colocar nos cantos das gavetas pedacinhos de giz. Eles atuam como uma esponja, sugando a umidade. Quando estiverem bem úmidos basta retirá-los e secá-los ao sol, podendo colocá-los de volta assim que estiverem completamente secos.

Como fazer a limpeza das superfícies?

Em alguns casos, somente a limpeza com pano úmido não é o suficiente. No caso de armários, é importante colocar em gavetas e armários alguma substância que “puxe” a umidade.

No mercado existem produtos próprios para esse fim, que ainda conferem uma suave fragrância aos locais.Em casos extremos, empresas especializadas fazem a limpeza e higienização de superfícies atingidas.

Como utilizar o ar-condicionado como aliado no combate ao mofo?

Você sabia que em ambientes em que o ar-condicionado é utilizado o ar pode ser um pouco mais seco? Isso acontece porque o aparelho retira a umidade do ambiente. Nos casos em que a higienização do aparelho está em dia, com filtros limpos, a umidade do ar no ambiente chega a ser abaixo de 60%.

Essa característica do ar-condicionado auxilia na manutenção do estado seco do ambiente e isso evita o aparecimento do mofo nas superfícies. Muitas pessoas não conhecem inteiramente as funções do seu aparelho, restringindo o seu uso à função de resfriar o ambiente.

Além de deixar o ambiente fresquinho, o ar-condicionado possui a função desumidificar, que é muito prática para manter o local agradável, sem aquela sensação de abafamento comum em locais úmidos e quentes.

Essa função está presente na maioria dos modelos e pode ser acessada pelo controle remoto. Depois de escolher essa função, não é necessário fazer mais nada! Automaticamente o aparelho detecta qual é a umidade do ar e a partir daí trabalha para atingir um nível satisfatório de umidade para o local.

Uma dica bacana é sempre que chover ou em dias muitos quentes você acionar a função desumidificar. Dessa forma o ambiente ficará sadio antes da ação dos fungos, consequentemente o mofo não surgirá.

Confira mais dicas sobre como otimizar o uso do seu aparelho de ar-condicionado para tornar o ambiente mais saudável!
Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *