0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Entenda como funciona o aparelho de ar-condicionado quente-frio

ar-condicionado quente e frio: Saiba agora como funciona o ar-condicionado que possui as funções de resfriamento e aquecimento em um único aparelho!

 

Em tempos de variações inesperadas de temperatura no decorrer do dia, muitas pessoas passaram a recorrer aos aparelhos de ar-condicionado para manter o ambiente com um clima agradável.

Mas você sabia que é possível ter as duas funções, resfriamento e aquecimento, em um único aparelho? Pois esse é o caso do ar-condicionado quente e frio!

Se você ainda não conhece esse tipo de aparelho, este post é para você. Continue a leitura e confira como funciona o ar-condicionado:

Guia-Completo-entenda-como-evitar-mofo-na-sua-residência

A dificuldade de manter uma temperatura agradável

Para quem vive em algumas regiões do país, muitas vezes manter a casa em uma temperatura agradável é uma tarefa difícil, pois a variação de temperatura é grande.

Em alguns casos, há ainda a questão da alta amplitude térmica diária, quando as temperaturas variam de bem altas para bem frias.

Ar-condicionado de ciclo reverso

Conhecido como quente e frio ou como ciclo reverso, esse tipo de aparelho possui uma dupla função, o que permite que seja usado para resfriar e para aquecer o ambiente.

Para quem mora em regiões onde as variações de temperatura são comuns, com inverno e verão bem definidos ou com quedas de temperatura durante o dia, esse tipo de ar-condicionado vai ajudar a refrigerar durante o calor e aquecer durante o inverno.

Confira abaixo como funciona o ar-condicionado quente-frio:

Mecanismo quente e frio

O funcionamento do ar-condicionado que permite as duas funções — quente e frio — é simples, e o seu modo de operar é escolhido pelo controle remoto.

Durante o aquecimento, ele irá retirar o ar frio do ambiente e colocá-lo para fora, bombeando o ar quente para dentro. Se a função escolhida for a de refrigeração, ele irá retirar o ar quente do local, trazendo ar frio para o interior do recinto.

Um detalhe muito importante para o bom funcionamento do seu aparelho é manter as saídas de ar da condensadora sempre desbloqueadas, pois isso é o que vai garantir que as trocas de ar sejam realizadas com sucesso.

Vantagens do ar-condicionado quente e frio

Uma das vantagens de ter um ar-condicionado quente e frio é que ele ajuda a manter a umidade do ar em um nível adequado, auxiliando você a controlar os problemas que o excesso de umidade pode causar, como bolor, mofo e problemas respiratórios.

Além disso, é fácil encontrar aparelhos com diferentes tipos de aquecimento e de filtros que podem ajudar a sua família nos tratamentos respiratórios.

O interessante de ter esse tipo de aparelho em casa é conseguir suprir a necessidade de ter um aquecedor. Como você vai ter um equipamento que possui dupla função, não será necessário comprar dois eletrodomésticos diferentes, reduzindo seus gastos e resolvendo problemas de espaço em casa.

Apesar de o preço desse tipo de aparelho ser um pouco mais caro devido à dupla função, você poderá utilizá-lo durante todas as estações do ano, trazendo mais conforto e praticidade para o seu dia a dia.

Vale ressaltar que é muito vantajoso comprar aparelhos de ar-condicionado com filtro HEPA. Ele é capaz de reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente muito mais seguro para você e sua família.

Limpeza do ar-condicionado

O sistema de captação e resfriamento do ar do ambiente contribui para o acúmulo de sujeira e elementos contaminantes. Veja como funciona:

  • o ventilador do ar-condicionado capta o ar do ambiente para ser climatizado (resfriado ou aquecido);
  • o filtro de ar retém parte dos contaminantes e da sujeira — ambos estão presentes no ambiente;
  • em contato com a serpentina, o ar é climatizado. É nesse momento que a umidade presente no interior do aparelho e as sujidades acumuladas formam as condições ideais para que ácaros, lodo e colônias de fungos e bactérias se formem;
  • a água formada durante o processo de climatização é despejada na bandeja. Essa água parada juntamente com a sujeira facilitam o desenvolvimento dos contaminantes já citados acima.

Limpar o aparelho periodicamente não só é recomendado como também evita problemas de manutenção e riscos à saúde. Isso porque o aparelho sujo piora a qualidade do ar que você respira por abrigar pó e outras sujidades mencionadas mais abaixo.

Veja quais são esses malefícios:

Para a saúde:

Sem a limpeza periódica o aparelho de ar-condicionado traz riscos à saúde. Isso porque ele absorve toda sujeira presente no ar que será resfriado ou aquecido.

A sujeira pode conter poeira, fumaça de cigarro, poluição externa, ácaros, lodo, micro-organismos invisíveis que provocam doenças — como as bactérias e os fungos —, que encontram dentro do aparelho um local ideal para sobreviver e se proliferar, entre outras sujidades.

As doenças mais comuns causadas por esses micro-organismos são alergias, irritações na pele, garganta e olhos e os problemas respiratórios e até doenças mais sérias.

Para o aparelho e o ambiente:

A falta de higienização do ar-condicionado pode diminuir a capacidade de refrigeração do aparelho, elevar o consumo de energia em até 30%, reduzir a vida útil do produto, aumentar custos com manutenção corretiva. Realizá-la periodicamente ajuda também a evitar pingos e vazamentos de água, entre outros problemas.

A sujeira acumulada nos filtros de ar reduz o desempenho do aparelho e piora a qualidade de ar que você respira. Além disso, um ar-condicionado que não passa por manutenção pode ter suas peças enferrujadas e corroídas (devido ao excesso de umidade interna), causando uma drástica diminuição de sua utilidade.

Periodicidade da limpeza do ar-condicionado

O aparelho deve ser limpo pelo uma vez ao mês ou a cada dois meses para garantir o perfeito funcionamento do aparelho e a qualidade do ar que você e sua família respiram. Mas ambientes com animais domésticos e cozinhas podem precisar de uma limpeza quinzenal.

O que determina o tempo entre uma limpeza e outra é o local de uso do aparelho. Quem mora em áreas litorâneas deve ficar ainda mais atento à hora certa de realizar a limpeza, pois a corrosão acontece mais rápido, devido à maresia.

Quanto aos filtros HEPA e de carvão ativado, além de serem limpos mensalmente, devem ser substituídos a cada quatro ou cinco meses. Para ajudar você a não se esquecer de realizar a limpeza, alguns modelos possuem um sistema de alerta, então não deixe de conferir o manual do seu aparelho.

Procedimento para limpeza do ar-condicionado

Limpeza externa

  • limpe a parte externa do ar-condicionado de janela e também do split deve com um pano macio, mas se estiver muito sujo você pode usar um pano úmido. Outra opção é limpar com aspirador de pó;
  • limpe o controle remoto apenas com um pano seco.

Limpeza interna

Internamente, devem ser limpos e higienizados os filtros comuns, os de carvão ativado e os do tipo HEPA. Mas atenção! Para não danificar o aparelho e seus componentes, essa limpeza deve ser realizada por um técnico especializado e de confiança.

O aparelho é desmontado e as bandejas, dutos e serpentinas passam por um processo completo de higienização. Para a limpeza, são usados produtos químicos específicos. Em alguns casos, o profissional pode recomendar a substituição de algumas peças.

Gostou de entender como funciona o ar-condicionado quente e frio e está pensando em adquirir o seu aparelho? Entre em contato conosco e descubra qual modelo é o ideal para você!

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!
2 Comments

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *