0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Aprenda como calcular o BTU do ar-condicionado

aprenda-como-calcular-o-btu-do-arcondicionado.jpegNa hora de decorar a casa, queremos que tudo fique do nosso jeito. E quando se trata do nosso lar, conforto, aconchego, qualidade de vida para a família e um espaço gostoso para receber os amigos são prioridade.

Hoje, um item que necessário para ter uma casa mais moderna, com um ambiente sempre agradável em qualquer estação do ano é o ar-condicionado. Mas para adquirir o equipamento ideal para o que você precisa, é necessário saber o que é BTU.

Neste post, explicaremos o que é, como calcular BTU e quais fatores podem influenciar na potência do aparelho. Vamos começar?

O que é BTU?

No momento de comprar o dispositivo, prepare-se para conversar sobre BTU e a sua relevância técnica. Se você não tem intimidade com a sigla, aprenda que é um padrão para medir qual a potência que um ar-condicionado tem para refrigerar, batizado como British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica.

Saiba que essa informação é indispensável para garantir que o aparato funcione adequadamente, refrigerando o lugar onde será colocado conforme a área e outros fatores do local.

De posse desse dado, o risco de aquisição de um ar-condicionado mais potente do que exige o cômodo ou um com desempenho abaixo do que é ideal, é evitado.

Como calcular BTU do ar-condicionado?

A refrigeração confortável de um cômodo exige de 600 a 800 BTUs por metro quadrado. Caso o compartimento não fique exposto ao sol, 600 BTUs são a base para calcular. Ao contrário, se houver incidência diária de luz solar, o número de referência deve ser o de 800 BTUs. Vale lembrar que a frequência de pessoas na área exerce influência no efeito final.

A orientação é adicionar 600 ou 800 BTUs (dependendo da incidência de sol) para cada utilizador do espaço, a partir do segundo. Assim, para um lugar que “bata sol”, com 20 m² e que é utilizado por quatro pessoas, a sua conta será: 800 BTUs x 20 m² + 2.400 (800 da segunda pessoa, 800 da terceira e 800 da quarta) = 18.400 BTUs.

Que fatores interferem na refrigeração?

Para obter o resultado esperado do ar-condicionado que você instalará, além do tamanho do espaço, da exposição ou não ao sol e do número de pessoas que frequentam o lugar, é preciso observar outras condições que interferem na qualidade do funcionamento. Confira:

Região onde está o imóvel

As condições do clima na cidade em que está localizada a sua casa podem exigir de você a compra de uma peça com mais BTUs em virtude das altas temperaturas, por exemplo.

Aparelhos eletrônicos

São equipamentos que elevam a temperatura do cômodo onde estão em operação. Em situações em que o número deles seja muito elevado, recomenda-se estudar a instalação de um aparelho de ar-condicionado com maior potência.

Quantidade e tipo de lâmpadas

Lâmpadas fluorescentes produzem menos calor do que as incandescentes. As de LED, ainda menos do que as duas. Verifique qual o tipo ilumina o cômodo e se ele o esquenta.

Janelas e cortinas

Sem cortinas, as janelas facilitam a exposição à luz solar e a geração de calor. Com elas, ocorre uma redução no aquecimento interno. Na hora de calcular os BTUs do ar-condicionado, uma recomendação é de acrescentar 600 BTUs para cada fator externo identificado.

Agora que você é expert em como calcular BTU, chegou o momento de obter o seu (ou os seus) de acordo com o que você quer e pôr em funcionamento, sem transtornos e contragostos. É só relaxar e curtir!

Gostou desse post e quer saber mais sobre o assunto? Descubra agora qual a capacidade térmica necessária para a sua casa: 7.000 BTU ou 9.000 BTU!

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *