jul 27

A sua casa está preparada para a instalação de um ar-condicionado?

a-sua-casa-esta-preparada-para-a-instalacao-de-um-arcondicionado.jpeg

Poder refrescar a casa durante os dias quentes e aquecê-la nos dias mais frios é um privilégio que todos gostaríamos de ter, não é mesmo?

Se você está considerando a instalação de ar-condicionado, porém, é importante levar alguns detalhes em conta antes de dar início ao processo. Afinal, nada pior do que se empolgar com uma ideia e depois ter que lidar com uma série de imprevistos que poderiam ser evitados em um estudo cuidadoso.

No post de hoje, separamos algumas questões essenciais para saber se sua casa tem a infraestrutura adequada para a instalação de ar-condicionado. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas conosco!

Qual a capacidade elétrica da sua casa?

Essa pergunta é imprescindível, uma vez que a voltagem do local deve ser considerada na hora de comprar o ar-condicionado.

Como a maior parte desses aparelhos é de 220v, se a capacidade elétrica da sua casa for monofásica, será necessário realizar uma mudança na rede com a concessionária de energia antes de instalar o aparelho.

Por outro lado, se o espaço já for adaptado para o sistema bifásico, é recomendado entrar em contato com um eletricista para checar os pontos onde serão ligados os aparelhos e ter a certeza de que eles funcionarão corretamente.

Qual a capacidade térmica do aparelho?

Essa pergunta é a que mais gera inquietação, porque essa capacidade é medida por BTU, a Unidade Térmica Britânica.

Mas não há com o que se preocupar. Não é tão difícil de entendê-la. A quantidade de BTUs determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado, e depende da frequência de incidência solar na sua casa e tamanho do cômodo. Ou seja, quanto maior a incidência solar, e maior o cômodo, maior o BTU.

Em geral, cômodos pequenos, tais como os quartos, podem comportar um ar-condicionado com menor capacidade. Para um cômodo de até 9 metros quadrados, por exemplo, onde bate sol somente de manhã, o BTU é de 7500.

Já em um espaço maior, onde bate sol à tarde ou o dia inteiro, a quantidade de BTUs necessária é de 9000 para cima.

Qual a fiação elétrica ideal para cada ar-condicionado?

O ar-condicionado vai precisar de uma infraestrutura especial para ser instalado. Sendo assim, você deve verificar se a sua casa possui uma tubulação com fiação elétrica apropriada para receber esse aparelho.

Ela precisa ter cabos padronizados na voltagem específica do ar-condicionado, e também é importante que haja um disjuntor individualizado para cada aparelho.

Qual o local mais indicado para fazer a instalação de ar-condicionado?

De modo geral, a recomendação é não instalar o ar-condicionado em locais onde a tubulação de ar comprometa as instalações elétricas ou onde haja tubos de água e esgoto.

Evite, também, colocar a saída de ar nas paredes onde haja grande incidência solar ou sobre aparelhos eletrônicos, tal como TV ou dispositivos de som, pois a água evaporada pode danificá-los.

Essas foram algumas recomendações para você preparar a sua casa para fazer a instalação de ar-condicionado. Levando nossas dicas em consideração, e conhecendo os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado, você nunca mais precisará sofrer com excesso de calor ou de frio.

E agora que você já exatamente o que fazer, por que não deixar seus amigos bem informados também? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.